Adidas cancela venda de camisetas da Copa com apelo sexual

A empresa de material esportivo Adidas, uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo 2014,  suspendeu na tarde desta terça-feira a venda de uma coleção de camisetas sobre o evento que continha mensagens com conotação sexual a respeito do Brasil.

Entre as estampas que causaram desconforto, está a frase "Looking’ to score", que pode ser traduzida por "em busca dos gols".

No entanto, a expressão é  também uma gíria para "pegar garotas" e, como vem acompanhada de uma mulher de biquíni, permite que seja feita a dupla interpretação.

A segunda peça substituiu a palavra "love" por um coração amarelo e verde na frase "Eu amo o Brasil. Mas, além do coração, a imagem também pode ser interpretada como nádegas com um biquíni fio-dental.

"A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos", diz comunicado da empresa.

As peças irritaram profundamente o governo Brasileiro, levando a Embratur, empresa responsável pelo turismo no Brasil, a emitir uma nota de repúdio à "comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais".

“A exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo. Queremos deixar claro aos nossos principais parceiros comerciais na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território", afirmou o presidente do órgão, Flávio Dino.

Sem citar diretamentre o episódio, a presidente Dilma Rousseff se manifestou por meio do Twitter. "O Brasil está feliz em receber turistas que chegarão para a Copa, mas também está pronto para combater o turismo sexual", disse a mandatária.

Fonte: Exame


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