Santana do Cariri (CE): Parceria vai garantir reconstrução de geossítio

O projeto de reconstrução do cruzeiro do Pontal da Santa Cruz, segundo maior monumento turístico visitado na região do Cariri, neste município, será realizado através de parceria entre os governos municipal e estadual. O monumento é um dos geossítios do Geopark Araripe. Tombou há cerca de um ano e meio devido à corrosão na base do mirante, edificado numa altura de 750 metros acima do nível do mar.

A cruz metálica do Pontal foi construída em placas de aço inox pesando 17 toneladas e 20 metros de altura. Erguido a mais de uma década, o monumento ficou completamente destruído após o tombamento. À época, grande parte do material da cruz caiu próxima à plataforma do mirante, constituindo sério risco à vida de pessoas que, costumeiramente, ali ficavam para apreciar as belezas panorâmicas do lugar.

O barulho criado pela queda do pesado monumento assustou os moradores da Vila do Pontal. Dezenas de pessoas se deslocaram até o mirante para ver o que havia ocorrido. Uma capela, um pequeno parque para as crianças, um restaurante e uma cruz de madeira, feita com os restos da primeira cruz afixada no local, fazem parte do cenário na área do Pontal, a 5 quilômetros da cidade.

O monumento integra um dos nove geossítios que compreendem o território Geopark Araripe, onde estão sendo investidos cerca de R$ 215 mil em projetos executivos que visam intervenções de melhorias da infraestrutura de todos os espaços geológicos. No mês de setembro do ano passado, os nove geossítios, incluindo o Pontal de Santa Cruz, foram contemplados com ações de sinalização turística, viária e totens descritivos que contam a história de cada local.

Em alguns locais do Pontal é possível encontrar placas que trazem trechos de um cordel que destaca o momento em que os sinos da Igreja Matriz badalaram à meia-noite, anunciando o fincar da cruz no Pontal. O cordel sobre a Cruz do Século destaca o estrondo que abalou o sertão. “O Diabo foi vencido e acabou-se a tradição”, versa o autor da poesia.

O processo de licitação para contratação da empresa que ficará a cargo da reconstrução do cruzeiro já foi realizado. A empresa vencedora do certame foi a Construtora Rodovalho Alencar Ltda. (Coral). A previsão é de que a ordem de serviço para o início dos trabalhos seja assinada na primeira semana do mês de fevereiro. “A Secretaria Estadual das Cidades, responsável pela reconstrução do monumento turístico, em parceria com o município, informou que o processo licitatório foi finalizado. Com isso, a expectativa é de que recebamos, já nos primeiros dias de fevereiro, a visita do secretário Carlo Ferrentini que dará a ordem de serviço para o início dos trabalhos de reconstrução”, informou o secretário de Cultura do município, Maurício Matos.

O projeto de reconstrução do mirante faz parte de uma estratégia de ampliação do trade turístico no município. Santana do Cariri, nos últimos anos, tem sido visitada por milhares de fiéis religiosos, curiosos em conhecer um pouco mais da história da menina Benigna Cardoso, vista por muitos como a mártir da castidade, cujo processo de beatificação encontra-se sobre análise do Vaticano.

A região do distrito de Inhumas, onde está localizado o santuário da heroína da castidade, tem sido beneficiada pela movimentação ocasionada pelos fiéis peregrinos que chegam à comunidade mesmo em épocas diferentes ao período de romaria, realizada anualmente no mês de outubro. “Nós vamos ampliar o acesso de pessoas à comunidade através da construção da estrada asfáltica. As obras, inclusive, deverão ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. Serão construídas duas pistas de rolamento, com canteiro central, área para trânsito de bicicletas e prática de cooper, numa distância média de 2km, interligando a sede do município aquele distrito ”, diz Maurício Matos, ressaltando que a obra está orçada em R$ 1 milhão, destinados através de emendas parlamentares.

Natureza
Além do turismo religioso, conforme explica o secretário, o município quer aproveitar as belezas naturais que a região possui em torno da Chapada do Araripe para também oferecer outros tipos de serviços e oportunidades a quem visita a cidade. “Na verdade, a pretensão da gestão municipal é criar mecanismos que unam a religiosidade presente em Santana, devido ao louvor dos nossos irmãos romeiros à menina Benigna, a outras atividades turísticas que podem ser desenvolvidas no município”, esclarece.

Para tanto, já está sendo feito um levantamento sobre o perfil que o município dispõe para a realização do chamado turismo de aventura. “O corte vertical da Chapada é extremamente propício para a prática do rapel. Também há condições muito favoráveis para a realização de voos de asa delta e parapente. A ideia é transformar a área da Chapada em pistas para decolagem para estes voos”, informa.

Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santana do Cariri
Rua Deputado Furtado Leite, S/N
Centro
Telefone: (88) 3545.1180 

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis