Primeira chamada do Prouni 2014 já pode ser consultada; confira

O MEC (Ministério da Educação) liberou a lista de primeira chamada de selecionados para as bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). Para consultar, basta acessar o site do programa com o número de inscrição no Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) e senha.

As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (17). Segundo o balanço final, 1.259.285 candidatos se inscreveram no programa. No total foram feitas  2.424.354 inscrições — cada candidato pode fazer até duas opções de curso. De acordo com o ministério, o número é o maior desde a criação do programa em 2004.

Nesta edição o programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos.

O estudante pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição de ensino para qual foi aprovado para comprovação de informação e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, entre 20 e 24 de janeiro. A segunda chamada será no dia 3 de fevereiro.

Quem pode se inscrever
Segundo o edital, somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem 2013 que tiver média acima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. É preciso ainda atender a pelo menos uma das seguintes condições:
  • tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • seja pessoa com deficiência;
  • seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. 
As bolsas integrais são para candidatos que possuem renda familiar bruta mensal per capita no valor de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para quem possui renda familiar bruta mensal per capita no valor de até três salários mínimos.

Lista de espera 
As inscrições na lista de espera serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta das instituições de ensino no dia 17 de fevereiro.

No período de 19 a 20 de fevereiro os estudantes convocados deverão comparecer às instituições de ensino e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio.

O registro da aprovação ou reprovação do estudante pré-selecionado na lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados no período de 21 a 26 de fevereiro.

Fonte: UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis