Mostra exibe cenas da Turquia e do Cariri

Após uma expedição por 24 cidades distribuídas em territórios na Turquia e no Brasil, artistas brasileiros e turcos registraram imagens sobre aspectos culturais e representativos dessas localidades. Esta experiência resultou na exposição "Multi-Web-Mídia: Terreiro de Fronteiras", que foi lançada no dia passado, no Sesc - Juazeiro, permanecendo até fevereiro. Além da exposição, acontecerá paralelamente a 1ª Mostra Cinema de Fronteiras, aberta no dia 17 e devendo permanecer até 25 deste mês, no Sesc - Juazeiro e no Memorial Padre Cícero, com exibição de seis filmes turcos.

A convite do Sesc Juazeiro o projeto chega a cidade para ocupar a galeria de arte da unidade, a segunda edição do projeto se volta para as artes visuais, com a realização da "Residência Artística Visual" onde visitou mais de 20 cidades entre Brasil e Turquia e no roteiro, a região do Cariri foi visitada em julho de 2013 pelo os três artistas. A Exposição apresenta o resultado desse encontro e troca de experiências visuais exibindo uma diversidade cultural, ressaltando o que há de comum de cada lugar que possa representar as pessoas, lugares, ruas, ambientes, situações, artes.

Para o curador e fotógrafo, Pedro Vasquez, apesar de inúmeras diferenças, como por exemplo, o idioma, a linguagem fotográfica e a percepção dos fotógrafos proporcionou o diálogo: "O idioma turco é de difícil compreensão para os brasileiros assim como o português o é para os turcos. Entretanto, "a escrita da luz" (significado etimológico de fotografia) oferece um terreno comum de entendimento que deixa pressagiar a boa acolhida desta exposição em ambos os países", diz.

Segundo o curador, observadores argutos não deixarão de perceber que existem similitudes entre a singular paisagem da Capadócia e a do sertão do Cariri; como existem entre as cidades de Istambul e do Rio de Janeiro, em virtude da presença benfazeja e oniabrangente do mar. Ele também subeditor da Rocco Jovens Leitores e diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói e responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte e do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

O objetivo principal do projeto, segundo a coordenadora Betha Fernandes, é aproximar países distintos, promovendo um intercâmbio político e artístico-cultural, no intuito de ampliar as possibilidades de fruição e circulação de artistas e produtos culturais. Além disso, poder aproximar produtos artísticos com público/povos de territórios longínquos, permitindo-os conhecer diferentes aspectos de cada país com sua singularidade para além de suas fronteiras geográficas.

O projeto foi contemplado em um edital da Prefeitura do Rio de Janeiro. E teve ampliada a inserção de cidades contempladas, além do Rio de Janeiro e Istambul, incluindo Juazeiro do Norte e mais 19 cidades. A ideia, segundo ela, é fazer com que o Ceará e o Cariri dialogue com outros territórios. Também foi incluída São Paulo, por ser a principal cidade do país e próxima ao RJ. Apenas no segundo semestre irá para Istambul.

Durante a exposição serão levadas ao público seis fotografias, impressas em papel algodão com impressão fine art. Também serão feitas duas projeções com vídeos e fotografias, com fotos dos três artistas.

O trabalho reuniu três fotógrafos, um brasileiro que nunca foi na Turquia (Antônio Luiz Mendes), um turco que nunca veio ao Brasil (Cem Ervacvi) e um turco residente no Brasil (Emrah Kartal) que conhece os dois territórios. Antônio e Cem teriam um olhar diferente do Emrah, por ele ter que vivenciar algo inédito, e num pequeno espaço de tempo.

Estereótipos
"O objetivo da captação era fugir dos estereótipos tão conhecidos de cada local", diz a coordenadora. Os fotógrafos, Emrah e Cem, trazem uma visão mais documentarista e conceitual, apesar de serem de escolas diferentes. Antonio tem o olhar cinematográfico, devido sua trajetória no cinema brasileiro.

O projeto, segundo Betha, tem fundamental importância por mostrar o que difícil se vê nos grandes veículos de comunicação, com imagens dos dois países para cada país. "Assim, o projeto promove expressões culturais de cada país", explica ela. O trabalho reúne aspectos importantes relacionados aos dois povos, mostrando hábitos e o cotidiano. Conforme a curadora Dane de Jade, que esteve na Turquia levando um pouco do Crato e do Cariri, a expedição Brasil/Turquia, realizada nas cidades de Istambul, Mardin, Ancara e região da Capadócia, Rio de Janeiro e cidades do Cariri como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré, representa uma colaboração para esse diálogo, promovendo, sobretudo, um campo para o desenvolvimento de políticas de produção, gestão e realização artística.

ELIZANGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis