Juazeiro do Norte (CE): Centros culturais são novos pontos de lazer da juventude

Celeiro de milhares de jovens que residem e estudam em colégios particulares e faculdades públicas e privadas em algumas das cidades da região do Cariri, este município vem oportunizando, nos últimos anos, uma gama de atrações específicas a este nicho da sociedade local.

Embora a movimentação seja mais ampla nos períodos noturnos, principalmente nos finais de semana, quando bares, restaurantes, danceterias e clubes são transformados em verdadeiros "points", outras atrações também têm sido frequentemente buscadas pelos jovens, cada vez mais preocupados com o aprimoramento cultural e com a prática de atividades físicas que lhe garantam saúde e melhor qualidade de vida.

Dentre os diversos equipamentos utilizados pelos jovens um se destaca no sentido da comodidade e facilidade em torno da realização de várias ações num único local. Em Juazeiro do Norte, a unidade do Sesc oferece aos seus frequentadores cultura, educação, esportes, lazer e trabalho com grupos de diferentes faixas etárias.

O Sesc Juazeiro dispõe de parque aquático, centro esportivo, restaurante, salão de jogos, biblioteca, além do núcleo Sesc Saúde, que oferece serviços de avaliação física, massagem relaxante, dentre outros serviços.

A academia de ginástica do local é alvo de grande disputa por quem quer manter a forma física em dia, acompanhada por profissional especializado. "Eu malho pelo menos três vezes por semana e acho ótimo o serviço que o Sesc oferece. Além de barato, o equipamento é de excelente qualidade e há instrutores que auxiliam a realização correta dos exercícios", avalia o estudante de farmácia, Paulo Vitor Ferreira Lacerda.

Esportes
Ele e mais um grupo de dez amigos conheceram o local através de indicações de colegas do curso acadêmico. Visitaram a unidade e acabaram se tornando assíduos do novo "point". "É uma diversão diferente. Aqui todo mundo acaba cuidando do corpo, da mente e fazendo novas amizades sem necessitar ingerir álcool ou ficar acordado até altas horas da madrugada. É um jeito saudável de aproveitar a vida, eu acho", afirma o jovem.

O equipamento também dispõe de teatro, galeria e ateliê de artes, favorecendo de tal modo, a unificação da prática esportiva e cultural num mesmo espaço. "É possível realizar uma série de atividades. Tem muito jovem que vem pra cá para fazer natação, outros são adeptos da malhação na academia e outros, sempre que há espetáculos, buscam as peças teatrais ou, também, a biblioteca para leituras e pesquisas", comenta a acadêmica do curso de contabilidade Fernanda Passos Rolim.

Apresentações
Somente no ano passado, foram realizadas 977 apresentações artísticas para um público estimado em cerca de 676.482 pessoas. Conforme a própria direção da unidade, do total de pessoas presentes durante a realização dos espetáculos, cerca de 35% era formado por jovens na faixa etária dos 18 aos 25 anos de idade, que puderam ter acesso a 327 apresentações musicais, 207 de dança e 215 mostras de cinema.

"Embora muita gente ainda não tenha compreendido, nem todos os jovens acham que curtir a vida signifique frequentar baladas e festas constantemente. Muitos de nós possuímos outras perspectivas de vida e, por isso, acabamos dando valor a outras atividades, como arte e cultura, por exemplo", avalia Fernanda.

Segundo o Sistema de Dados Estatísticos do Sesc (SDE), até o mês de novembro do ano passado, aconteceram 4.969 apresentações artísticas em todas as Unidades do Estado, incluindo os Centro Educacionais Sesc Ler, Colônia Ecológica Sesc Iparana e Educar Sesc de Fortaleza. As ações culturais tiveram um público de 2.810.851 pessoas, um aumento de 16,3% em relação ao ano passado. O aumento de público, conforme os organizadores, também foi provocado pelo crescimento da presença de jovens durante a realização dos espetáculos.

Educação
Conforme a Assessoria de Imprensa do Sesc, as ações desenvolvidas tem como objetivo principal que a educação permeie os processos artísticos e valorize a diversidade étnica e cultual, com ênfase no patrimônio material e imaterial do povo cearense e brasileiro. Com mais de 420 mil apresentações, as manifestações populares de tradição oral tiveram um aumento acima de 57%, comparado a 2012. As diferentes ações praticadas e o formato dado a cada uma das ações seriam um dos fatores que resultaram como atrativo a presença cada vez mais crescente do público jovem aos eventos culturais realizados na região.

No Cariri, outro ponto de referência na propagação da arte e cultura em atendimento as expectativas dos jovens adeptos deste tipo de programação é o Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado nas imediações do centro da cidade.

O equipamento passou a funcionar no início do mês de junho de 2006 com a finalidade de abranger toda a região do Cariri. Atualmente, o equipamento é visto como uma espécie de centro de ensaios plásticos e artísticos, onde são possíveis diversas experiências em torno da diversidade de estilos, conceitos e tendências, oportunizando, de tal modo, ampliação no relacionamento do próprio equipamento para com o público que o utiliza e, ainda, com a classe artística que ocupa seus espaços no fazer artístico e cultural. A unidade é responsável pela atração e encontro de vários públicos que acabam usufruindo do espaço para apreciar e também refletir sobre arte e cultura presente na região.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis