Faculdades regionais influenciam no perfil dos municípios do Cariri

Embora seja conhecido pela religiosidade de seu povo e confirmado como principal ponto de migração de romeiros em diversos períodos anuais, este município abriga, ainda, milhares de jovens estudantes universitários, oriundos de municípios da região, bem como de outros pontos do Ceará e estados vizinho, como Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte, por exemplo, elevando, desta maneira, seu potencial populacional e fortalecendo a economia não apenas de Juazeiro do Norte, mais também de outras cidades circunvizinhas.

Atualmente, são cerca de 80 cursos oferecidos pelos estabelecimentos públicos e privados de ensino superior. Dezenas de milhares de jovens que buscam formação e qualificação profissional, visando, a partir do conhecimento científico adquirido, melhores condições na disputa existente por boas oportunidades no competitivo mercado de trabalho. A presença dos estudantes em Juazeiro do Norte gera, também, diferente nuances ao próprio cotidiano do município. Até três décadas passadas, imaginar uma visita ao município significaria a certeza do encontro com milhares de romeiros a dividir os espaços públicos em busca de locais sagrados à visitação.

Espontaneidade
Hoje, além do encontro com os religiosos, há certeza da presença de uma espécie de energia pulsante no município, advinda da gama juvenil que também está presente em Juazeiro do Norte e que passa a ocupar espaços nos municípios de Crato e Barbalha e cidades vizinhas.

Os grupos vão surgindo espontaneamente e acabam criando cenários e meio ao caos do trânsito local. São jovens que desfilam com seus jalecos brancos, alguns com pastas repletas de livros e cadernos nas mãos, enquanto outros carregam mochilas que, pelo volume, apresentam características de grande peso. Nos intervalos ou fim das aulas, eles lotam os espaços físicos próximos aos centros de estudos. Em bares e restaurantes da cidade consomem expressivamente e garantem o bom faturamento aos estabelecimentos.

Também são eles, os estudantes universitários, responsáveis pelo crescimento significativo do setor imobiliário em áreas especificas do município de Juazeiro do Norte e das demais cidades onde cursos superiores também são ministrados. Como a maioria ainda depende de seus familiares para sobreviver, a maioria dos jovens divide apartamentos com outros colegas. Os aluguéis variam em relação ao tamanho do imóvel. A maioria dos estudantes mora em locais pequenos, com sala, cozinha, banheiro e, no máximo, dois quartos. Há grande quantidade de jovens que recebem uma espécie mesada dos pais para a subsistência. No entanto, também existe grande parcela de jovens alunos que dividem o tempo entre os estudos e um emprego de meio expediente, cujo salário diminuto, acaba sendo utilizado na compra de livros ou no pagamento das necessidades básicas.

Toda essa mudança no cenário e no próprio meio de vida da cidade surgiu a partir de 1986 com a criação da Universidade Regional do Cariri (Urca), responsável pela atração dos alunos de outros municípios à Juazeiro do Norte. Antes da instalação da universidade regional, havia, apenas, cursos de Licenciatura, Direito e Filosofia no Cariri.

"A Urca é pioneira em todo o Ceará. Após a incorporação dos cursos ministrados pela Universidade Estadual do Ceará, e ainda do curso de Filosofia, a instituição iniciou um processo cujo resultado não é apenas a formação acadêmica dos nossos alunos. Há muito mais do que isso. A oferta principal da universidade é a apresentação do potencial que cada um dos nossos alunos possui e que, após a conclusão de suas graduações, passa a estar disponível para o município de Juazeiro do Norte, à região e ao mundo", observa a reitora da instituição, professora Otonite Cortez.

A instituição é responsável pela realização de dezenas de pesquisas nas áreas de botânica e cultura. Atualmente, cerca de 130 mil ações de extensão tecnológica e cultural estão sendo produzidas pela universidade. Desde que foi criada, a Urca já formou cerca de 25 mil alunos. "Nós temos o privilégio de afirmar que nos municípios onde há atuação da universidade não existe um professor que não tenha sido aluno dessa instituição", comemora Otonite Cortez. Recentemente foram aprovados dois novos cursos de mestrados, dentre eles o de enfermagem. A conquista é alvo de muita comemoração na universidade pelo fato de ser o primeiro curso de mestrado acadêmico em enfermagem realizado no interior do Ceará. A instituição é pioneira, ainda, na realização do curso de mestrado em Bioprospecção molecular. O curso é o único realizado gratuitamente em todo o interior nordestino.

Interiorização
"A realidade é que a Universidade Regional do Cariri se tornou responsável pela interiorização do ensino superior no interior do Estado", avalia a reitora da universidade.

Mas não apenas a Urca consegue oferecer qualidade nos cursos acadêmicos disponíveis aos milhares de jovens que residem na região. As instituições particulares, num total de cinco, também dispõem de modernos e amplos campi que oferecem cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Direito, Psicologia, Ciências Contábeis, Administração e Informática.

A região também conta com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Recém-criada, a instituição absorveu os cursos que eram oferecidos pelo campus da UFC. Desta forma, há ampliação da oferta de cursos de graduação na região e perspectivas da abertura de novos campi nos municípios de Brejo Santo e Icó, além de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.

A UFCA oferta os seguintes cursos na região: no Campus de Barbalha, medicina; no Campus de Crato, Agronomia e no Campus de Juazeiro do Norte: Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Design de produto, Jornalismo, Filosofia e educação musical. (R.C)

Qualificação
27 cursos de graduação oferecidos na UFCA atendem a um público estimado em cerca de 6.500 estudantes de graduação e pós-graduação

80 cursos são oferecidos pelos estabelecimentos públicos e privados de ensino superior, que também investem nos cursos de pesquisa e extensão

Mais informações
Universidade Regional do Cariri
Telefone (88) 3102 - 1125

Universidade Federal do Cariri
Telefone (88) 3312-5000
Cariri - Ceará 

Fonte: Diário do Nordeste



Um comentário:

  1. Meu nobre, não desconfiou da fartura? Veja o que está dito:
    "A instituição é responsável pela realização de dezenas de pesquisas nas áreas de botânica e cultura. Atualmente, cerca de 130 mil ações de extensão tecnológica e cultural estão sendo produzidas pela universidade".

    130MIL?????
    Bem, cada um acredita no que quer!

    ResponderExcluir

AddThis