Crato (CE): Município promove neste mês festival de cordas

Um encontro de alunos e ex-alunos acabou se tornando tradição e se transformou num evento que chega a sua terceira edição. Será realizado de 19 a 25 de janeiro, no Lameiro, sopé da Chapa do Araripe, em Crato, o III Festival de Cordas Ágio, uma homenagem ao idealizador da Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), que está com quase 50 anos de fundação. Já passaram pela entidade cerca de mil alunos.

A música erudita e popular terão vez no festival, e este ano insere em sua programação, além dos recitais e apresentações de concertos, as oficinas com experientes músicos e pesquisadores e contará com a presença de um dos maiores solistas do mundo, o violinista Eliot Lawson, da Bélgica.

A expectativa é que mais de 200 pessoas estejam participando do festival, que pela primeira vez será ampliado com espaços de apresentação, incluindo o centro de convenções do Pasárgada Hotel, em Crato, o teatro do SESC, e também o auditório da Solibel, além da pracinha da comunidade, com os recitais todas as noites e participações de artistas e músicos da região, a exemplo de Abidoral Jamacaru e Cleyvan Paiva.

Há vários meses trabalhando na preparação dessa nova etapa do festival, o professor de música e coordenador, Cícero Antônio Galdino, destaca o grande desafio que é promover um trabalho dessa natureza, que nasceu com a participação de poucas pessoas e a cada ano tem obtido um grande crescimento. Ele destaca o momento de integração do encontro, além da troca de experiências com os músicos mais velhos, que passaram pela Solibel.

Ele mesmo foi um desses alunos, que, de berço, já que os pais são músicos formados pela entidade, iniciou sua paixão pela música. "Sou um dos poucos que vive exclusivamente da música. Estou terminando a universidade e na regência de corais de cidades da região", afirma.

Galdino diz que esse projeto tem sido de larga importância, justamente por proporcionar esse reconhecimento aos músicos que passaram pela Sociedade. "Eles vêm todos os anos, nesse período de janeiro, em férias, e aproveitamos uma boa fase para também poder trazer à cidade os turistas", ressalta Galdino. O músico se ressente do pouco reconhecimento da classe empresarial em relação ao apoio a ser dado a um evento que poderá se tornar uma referência na cidade. O poder público tem dado pouco apoio, a iniciativa mesmo tem partido dos próprios músicos, por terem aprendido o valor da música e o que ela pode proporcionar ao público.

E esse reconhecimento parte dos próprios moradores do Lameiro, área rural do Crato, de onde muitos filhos de agricultores tiveram a oportunidade de aprender a tocar algum instrumento de sopro ou de cordas, como o violino, violoncelo, trompete, entre outros.

No evento, será homenageado o padre Ágio Augusto Moreira, um grande incentivador da escola de música na região do Cariri. A entidade congrega cerca de 200 crianças e adolescentes entregues ao ofício de aprender música.

Participam do eventos músicos dos estados do Ceará, Alagoas e da Bahia, incluindo também a Universidade Federal de Alagoas.

Mais informações
Sociedade Lírica do Belmonte
Rua José Horácio Pequeno, 1386
Telefone (88) 3521.0550 

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis