Crato (CE): Município inaugura a Primeira Escola de Reisado do Estado do Ceará

A indumentária adornada com pequenos espelhos, fitas coloridas e os saiotes de cores vivas atraíram os espectadores na noite do dia 06/01, no Sítio da Bela Vista, onde a Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) inauguraram o Centro de Formação e Apoio ao Reisado e Tradições Populares Mestre Aldenir.

Esta é a Primeira Escola de Reisado do Estado do Ceará, que recebe o nome de mestre José Aguiar Aldenir, de 80 anos. Mais conhecido como Mestre Aldenir, tem mais de 50 anos de atividade com o reisado, e mantém grupos folclóricos em funcionamento. Reconhecido pela sua gente, o mestre é um ícone da preservação da cultura do reisado, tanto que já recebeu vários títulos e representou a cultura da região do Cariri em eventos importantes.

A Secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, agradeceu o apoio dado pelo prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, no que diz respeito à criação de uma escola, onde irá valorizar mais a cultura popular, e ressaltou a importância deste centro para a comunidade da Bela Vista. “Com a criação dessa escola, nós revitalizaremos o que já temos, e iremos trazer a possibilidade de novos grupos serem iniciados. Essa escola é do município do Crato, em especial das crianças da comunidade da Bela Vista”, afirma.

Na ocasião, Mestre Aldenir frisou o trabalho realizado por Dane de Jade e pelo prefeito Ronaldo, e disse ainda que a escola de reisado será um espaço para aprender e discutir cultura e os seus propósitos, incentivando assim as crianças e os jovens a conhecerem a cultura popular.

Durante a solenidade de inauguração, vários grupos de tradição popular, bem como de reisado, maneiro-pau, dança do coco, e banda cabaçal, realizaram apresentações. Também estiveram presentes na inauguração, os secretários municipais de Saúde, da Cidade, Serviços Públicos e a Chefia de Gabinete do Município.

Assessoria de Imprensa / PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis