Crato (CE): CPMA prende homem que criava 22 aves silvestres em extinção

A Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) voltou a apreender grande quantidade de aves silvestres caracterizando crime contra a fauna. A operação foi realizada, na manhã desta segunda-feira (06), após os policiais receberem denúncias anônimas informando que um imóvel localizado na Rua Santana do Cariri, bairro Seminário, em Crato, era usado como “viveiro” de aves.

Na residência, os militares prenderam em flagrante Cícero Gonçalves Rolim, de 46 anos, acusado de ser o proprietário dos pássaros. No viveiro, estavam mais 20 aves de diferentes espécies, muitas delas em extinção. Cícero se auto-intitulou como “curandeiro”.  Segundo ele, “as aves eram pegas ainda doentes e tratadas em casa, com alimentação adequada”.

No entanto, para o comandante da operação, Subtenente Edson, a justificativa é “inverídica” e já há informações que o acusado possui outros locais com aves silvestres. O acusado foi conduzido para Delegacia da cidade e autuado por crime ambiental e comercialização ilegal de aves silvestres. Os pássaros foram levados ao IBAMA para serem reintegrados à natureza.

2013 com reduções
Segundo o escritório regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Crato, houve uma redução de 620% em relação ao número de apreensões de 2012.

De Julho de 2011 a igual período de 2012 foram apreendidas, conforme o órgão ambiental, 855 aves. Já no mesmo período do ano passado até 2013 foram 325. A redução se deve, segundo IBAMA, a atuação dos agentes, que mesmo em número reduzido, com dois servidores, tem conseguido conter a venda ilegal desses animais, e até o tráfico.

A região do Cariri é considerada pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), como área de tráfico intenso de animais, e por isso, segundo o chefe do escritório do Ibama, em Crato, Francisco Sales da Silva, necessita de uma atenção maior em relação ao comércio de animais, como acontece com as feiras livres, e também na intensificação das blitz na região.

André Costa

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis