Aiuaba (CE): Município vive clima de tensão política

Esta cidade vivencia um clima de tensão desde a última sexta-feira. O rompimento político entre o atual prefeito, Airton Araújo, e o ex-prefeito, Ramilson Araújo, deixou os ânimos acirrados, ocorrendo até ameaças entre as duas famílias.

Na sexta-feira passada, o ex-prefeito foi para à sede da Prefeitura pela manhã e permaneceu até o início da tarde. Um grupo de simpatizantes acompanhou o ex-gestor e houve manifestação.

Para evitar confronto, o prefeito não compareceu à Prefeitura. Houve pedido de reforço policial de municípios vizinhos. Os policiais acompanharam à distância o grupo. Há expectativa de que ocorra conflito na manhã de hoje. É que, segundo políticos locais, o gestor atual e o ex-prefeito decidiram comparecer à sede da Prefeitura.

O vereador de oposição, Eduardo Andrade, disse que o clima de tensão é evidente e espera que ocorra responsabilidade no modo de agir dos dois líderes políticos. "A gente quer que o prefeito evite o confronto e procure as autoridades policiais e judiciárias para garantir o seu direito de administrar o município. Infelizmente já circulam informações de que houve ameaças entre as duas famílias".

De acordo com Andrade, o ex-gestor permanecia com forte ingerência administrativa, mas decorrido um ano de disputa interna de poder, o prefeito Airton Araújo resolveu administrar sem interferência do antecessor, ocorrendo o rompimento político entre os dois.

"O ex-prefeito quer continuar mandando e administrando, e isso não é legal e ético. O resultado desse quadro é que a administração enfrenta problemas de pagamento em atraso de salários, fornecedores e prestadores de serviço", frisa Andrade.

Ele conta que no último sábado a confusão continuou, desta vez com familiares dos dois políticos. "O pai do ex-prefeito foi à residência do pai do prefeito e ocorreu discussão entre os dois, inclusive com brigas. Não houve agressão física porque foram separados, mas o clima pesou entre os dois", revela Andrade. Ramilson Araújo administrou o município de Aiuaba por dois mandatos seguidos. Na eleição de 2012, indicou e apoiou o seu primo legítimo, Airton Araújo, que foi eleito.

Ainda segundo o vereador, o prefeito afirmou que hoje entrará na Prefeitura e assumirá a função para a qual foi eleito pelo povo e mudará os assessores. Fará nomeações de acordo com os seus critérios e não mais as pessoas indicadas pelo ex-prefeito.

O vereador informou ainda que há indícios de que a situação se acalme, após comentários de que o governador Cid Gomes manteve contato com o ex-prefeito orientando que ele recuasse e aceitasse o fato de que o prefeito é Aírton Araújo. Citou também que o vice-governador, Domingos Filho, enviou um assessor para acalmar os ânimos entre os dois gestores.

Nas redes sociais circulam informações de que o rompimento ocorreu quando o prefeito decidiu mudar a empresa que faz a contabilidade do município, ligada ao ex-gestor. "Daí Ramilson não gostou da atitude e resolveu invadir o prédio da Prefeitura e disse que quem manda lá é ele. Muitos simpatizantes do ex-prefeito também ficaram de frente ao prédio", postou o internauta Luiz Vasconcelos.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou o contato telefônico com o prefeito, mas o celular estava desligado.

Mais informações
Prefeitura de Aiuaba
Rua Niceias Arrais, 128
Centro
CE 63575-000
Telefone: (88) 3524.1102 

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis