Polícia da Islândia mata uma pessoa pela primeira vez em sua história

Um homem morreu nesta segunda-feira durante uma operação policial em Reykjavik, capital da Islândia, no que configurou a primeira morte durante ação de policiais na história recente deste país, disseram as autoridades. O episódio, considerado "sem precedentes", contrasta com o caráter pacífico da sociedade islandesa.

A operação começou quando um homem na casa dos 50 anos efetuou disparos em seu apartamento na região leste de Reykjavik, nas primeiras horas da madrugada desta segunda. Os policiais ordenaram a evacuação do prédio e iniciaram tratativas para convencer o homem a se entregar.

As negociações fracassaram, e os policiais decidiram disparar bombas de gás e entrar no apartamento do homem, onde eles tentaram, sem sucesso, imobilizá-lo. O morador realizou mais disparos. Um policial foi atingido no capacete, e outro, no escudo, mas ambos escaparam ilesos. Os policiais foram então obrigados a disparar. O morador acabou ferido e morreu em um hospital.

"A polícia lamenta este incidente e envia condolências à família deste homem", disse o chefe da Polícia Nacional em Reykjavik, Haraldur Johannessen. Ele também classificou o incidente como "sem precedentes" na história islandesa.

A Islândia tem uma população de 322 mil pessoas e uma das mais baixas taxas criminais do planeta. A polícia do país raramente usa armas em suas operações, e esta foi, segundo as informações oficiais, a primeira morte causada durante uma operação da polícia islandesa.

Fonte: Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis