Morte de Chico Mendes completa 25 anos


Há 25 anos, no dia 22 de dezembro, era assassinado no interior do Acre o ambientalista Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes. Defensor da causa da preservação da Amazônia, o líder sindical que construiu sua trajetória em Xapuri era um homem de hábitos modestos e vida simples, mas que crescia na luta pelos interesses daqueles menos favorecidos e na defesa aguerrida dos seus princípios. Luta esta que o levou a conquistar o respeito de humildes serigueiros a políticos e personalidades em escala mundial.

A batalha de Chico Mendes era, na verdade, o confronto com um modelo de desenvolvimento que remonta ainda ao final da 2ª Guerra Mundial, quando em virtude do fim do ciclo da borracha na região, se inicia um traumático processo de disputa pela terra entre os seringueiros explorados e os antigos donos das terras. Sem preço para a borracha, os proprietários optam por vender as terras, criando impasse com os seringueiros que lutavam para lá permanecerem.

Situação agravada quando na década de 1970 os governos militares iniciam a política de ocupação da Amazônia, atraindo para a região produtores rurais do sul do país. É nesse contexto que nordestinos começam a apostar na possibilidade de também ocuparem essas terras. Começavam aí as disputas econômicas, conflitos por terra e luta pela preservação da selva. meio ambiente, já que o novo ciclo trouxe consigo a derrubada das matas para a exploração de madeira, plantio de soja e criação de gado, tudo com incentivo e apoio de organismos federais.

Chico Mendes vira líder dessa resistência, e sua morte, ao contrário de cessar esses embates, acaba a fortalecendo, pois a causa ultrapassa as fronteiras nacionais.

Hoje, o cenário não é menos tenso, nem os fatos acenam para perspectivas favoráveis em pouco tempo. Nem por isso o exemplo de luta de Chico Mendes foi em vão. Se antes essa resistência era silenciosa, ganhou ares e peso internacionais, abrindo os olhares do mundo para essa luta que hoje é de todo o planeta.

Fonte: O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis