Juazeiro do Norte (CE): Samu Cariri fica mesmo para 2014

Setembro terminou, chegou outubro, passou novembro, estamos em meado de dezembro e Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU) continua na promessa. O SAMU Cariri que vai integrar o 3º polo, quando for instalado, deverá ter uma cobertura de 1.516.626 habitantes em 49 municípios. Segundo informações recentes, a instalação do SAMU caririense está prevista para o primeiro bimestre do próximo ano, com a chegada das ambulâncias do Ministério da Saúde. A informação vem da Secretaria de Saúde do estado do Ceará.

Enquanto o tão prometido serviço de emergência não sai do papel e das promessas que duram mais de dez anos, os caririenses que necessitam do serviço tão importante ficam a mercê da própria sorte. Não é de hoje que o atendimento médico de urgência no Cariri é um dos piores do país. Apesar da importância dos municípios que formam a região do Cariri, as melhorias demoram muito a chegar, em detrimento a outras regiões. Para muito, o Cariri vem perdendo ano a ano sua força política e outras regiões vão se fortalecendo.

Solenidade
Em solenidade no dia de ontem, no Palácio Abolição, o governador Cid Gomes entregou 22 ambulâncias novas do SAMU para o Ceará. Esses equipamentos vão atender a ocorrências emergenciais em Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro. Com estas aquisições, a cobertura estadual dá um salto quantitativo, passando de 47 para 79 municípios contemplados, o que representa 48,8% da população do interior. Destas 22 ambulâncias, quatro são avançadas, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móveis, e 18 são básicas.

Mais uma vez o Cariri fica na espera e seu povo sofrendo humilhações quando necessita de um atendimento de urgência. Na região são apenas duas ambulâncias velhas e sucateadas do Corpo de Bombeiros que estão constantemente quebradas. Algumas cidades contam com ambulâncias próprias, mas, quando o assunto é o atendimento de urgência, fica a desejar. Em muitos casos as vítimas de acidentes são socorridas sem o menor cuidado, o que, de certa forma, coloca em risco a saúde do paciente. Para os médicos traumatologistas, o socorro correto de um acidentado é de suma importância para que a pessoa venha a se recuperar rapidamente.

Roberto Bulhões

Fonte: Miséria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis