Hemoce programa coleta de sangue para últimos dias do ano

Na passagem do ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizará coleta de sangue na terça-feira, dia 31 de dezembro, no hemocentro coordenador e no posto de coleta do Instituto Dr. José Frota (IJF), que também atenderá os doadores na quarta-feira, 1º de janeiro de 2014. Na segunda-feira, 30 de dezembro, as doações poderão ser feitas também na Praça do Ferreira, no posto de coleta itinerante, que funcionará das 8 às 16 horas. Nesse dia, o hemocentro coordenador, que funciona na Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, atenderá 7h30min às 18h30min.

O Hemoce precisa receber diariamente 250 doações para que o estoque se mantenha em um nível ideal, mas recebe cerca de 100 doações por dia. No período das festas de final de ano a situação se agrava, pois existe uma maior demanda e, ao mesmo tempo, a queda no número de doações, por causa dos feriados prolongados. A hemorrede é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano.

As doações podem ser feitas por todo o estado. A hemorrede é composta de cinco hemocentros (Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá) e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce possui um posto de coleta do IJF. O Hemoce pede a atenção de todos os doadores voluntários de sangue, principalmente os que possuem sangue A potivo, que é mais comum e, por esse motivo, mais utilizado. Também solicita aos doadores de sangue O potiivo que se dirijam até o hemocentro para realizar a sua doação de final de ano.

Para doar sangue, é necessário estar saudável e bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade, porém, só podem doar com o consentimento do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site www.hemoce.ce.gov.br, deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal.

Assessoria de Imprensa do Hemoce



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis