Crato (CE): Município foi pré-selecionado para receber curso de medicina

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (03), a lista com 42 municípios pré-selecionados para receberem novos cursos privados de medicina. A única cidade cearense na lista é o Crato, que foi beneficiada por uma articulação do líder do PT na Câmara Federal, deputado José Guimarães, junto ao MEC. Para ser selecionada, a cidade precisava ter 70 mil habitantes ou mais, não ser capital e não ter um curso de Medicina. Na segunda fase de seleção, os municípios receberão visita para verificar a infraestrutura de saúde.

Segundo as regras do MEC, a cidade precisa ter pelo menos cinco leitos do SUS para cada aluno, um mínimo de dezessete equipes de atenção básica e três programas de residência médica. A iniciativa está no âmbito do programa Mais Médicos e visa ampliar o número de vagas de graduação e a formação de profissionais. A expectativa é que sejam criadas cerca de três mil vagas nos cursos.

Os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro.

A lei que cria o programa Mais Médicos prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. O programa tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país.

Assessoria de Imprensa / Dep. Federal José Guimarães



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis