Crato (CE): Chega ao município cerca de 30 mil livros doados de Brasília para formar bibliotecas em bairros e na zona rural

Um caminhão  carregado com livros chegou à cidade do Crato para abastecer pontos de leitura e formar novas bibliotecas.

A carga já foi descarregada, será selecionada e depois enviada para formar novas bibliotecas na cidade.

A iniciativa é do Instituto de Memória e da Cidadania do Cariri (IMCC) que em parceria com o Instituto Enoch Rodrigues, de Brasília, quer criar diversas “padarias espirituais” no Crato incentivando a leitura e o conhecimento.

Na sede do instituto no Bairro Seminário, em Crato, a Padaria Espiritual Jackson Antero de Sousa já está funcionando e consiste numa biblioteca com mais de 12 mil volumes, gibiteca, brinquedoteca, e atualmente vem sendo montado um pequeno estúdio para realização de cursos de locução em rádio e  são ofertados cursos para lideranças comunitárias, sindicais, professores, estudantes e público em geral.

De acordo com Ricardo Monteiro de Carvalho, presidente do IMCC a instituição pretende criar  padarias espirituais nos bairros Gesso,  Centro, no Monte Alverne, Dom Quintino e distribuir livros entre escolas,  entidades sindicais e comunitárias do Crato para formar novos pontos de leitura.

Segundo Ricardo, os pontos de leitura podem ser feito em uma casa, num sindicato ou numa associação de moradores.  Para ele, basta que os organizadores tenham compromisso em manter o ponto de leitura funcionando e distribuindo cultura e conhecimento.

Mas não basta apenas querer participar, já que existem critérios que devem ser cumpridos para quem quiser criar um ponto de leitura.

A carga de cerca de 30 mil livros foi enviada ao Crato por Elmano Rodrigues, natural de Farias Brito que faz um trabalho social enviando livros da Capital Federal para o Nordeste brasileiro para criar novas bibliotecas. Até agora Elmano já enviou mais de 100 mi livros para o Nordeste criando bibliotecas em diversas cidades como Crato, Juazeiro do Norte, Mauriti, Quixadá, Maracanaú, entre outras.

Elmano Rodrigues é membro do Instituto Cultural do Cariri, produtor cultural e funcionário público federal. Neste mês  de dezembro ele estará no Crato participando  de uma série de atividades que serão realizadas pelo IMCC.

As entidades que quiserem criar pontos de leitura devem entrar em contato com o IMCC que funciona na Rua Marcos Macedo nº 139 – Bairro Seminário no horário de 14 às 18 horas.

Fonte: Blog do Alexandre Lucas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis