Crato (CE): Balanço da Mostra Sesc no Cariri provoca bate-boca

O evento que começou de forma tranquila, com apresentação do quinteto de flautas, do Projeto Menino Jesus da cidade do Crato, terminou em bate-boca na unidade do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc), neste município. O encontro aconteceu na última quarta-feira e contou com a presença de prefeitos, secretários e empresários do comércio de bens, serviços e turismo da região do Cariri.

O objetivo era apresentar a evolução da Mostra Sesc nos últimos 15 anos e realizar o pré-lançamento da edição de 2014. Após a apresentação musical, o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, mostrou um vídeo sobre a evolução do evento, que este ano completou 15 anos de realização na Região do Cariri.

Gastão frisou que a primeira edição contou com apresentações de 19 grupos do Cariri e que, com o passar dos anos, esse número teve um aumento significativo. Segundo ele, na edição 2013, aconteceram 170 apresentações, sendo que 120 com artistas do Cariri. O evento, que no primeiro ano aconteceu exclusivamente na cidade do Crato, hoje conta com a participação de mais de 20 municípios da região do Cariri.

Ao falar sobre os princípios que norteiam a Mostra, Gastão citou: gratuidade, valorização da cultura e formação de plateia. Disse que um dos objetivos do projeto é promover arte e cultura nos espaços públicos, tirando a cultura do que ele chamou de "recintos", lugares com capacidade de público definida.

Ele lembrou ainda que a mostra não é só uma reunião de artistas, tem o objetivo de propiciar o intercâmbio entre os artistas locais, nacionais e internacionais. Observou ainda que a participação dos grupos de tradição da cultura local sempre foi prioridade na programação do evento. "A participação dos grupos de cultura é assegurada desde o início do evento", salienta Gastão.

Em seguida, declarou que o evento também contribui para o desenvolvimento da região. "Durante os dias da Mostra, muitos turistas visitam a região. Além disso, eu posso garantir que o Sesc, para promover um evento dessa natureza, gasta em torno de R$1 milhão", afirmou.

Ele citou ainda uma pesquisa realizada em 2012, pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), que apresenta o impacto da Mostra na economia da região. Segundo dados da pesquisa, a rede hoteleira teve ocupação de 80%, empresários abordados declararam aumentar em 60% os estoques para o período, além de contratar 20% mais pessoas, investir 16% em infraestrutura e 10% dos entrevistados mencionaram que dedicaram recursos para a publicidade, durante o período da Mostra.

Depois de falar sobre o desenvolvimento econômico, o clima no auditório começou a ficar mais tenso. Gastão passou a esclarecer os boatos envolvendo a realização da Mostra em 2013. O presidente leu vários e-mails citando data, horário e conteúdo dos mesmos. Ele apresentou as correspondências entre o Sesc e o coordenador da Guerrilha do Ato Dramático Caririense, Cacá Araújo. Os e-mails tratavam sobre os dias de apresentação da Guerrilha, que deveria anteceder a Mostra e também da colaboração financeira do Sesc com o evento.

Gastão defendia que, para contribuir com a realização da Guerrilha, a mesma deveria anteceder a Mostra e os espetáculos deveriam ser gratuitos. Após a leitura dos e-mails, o coordenador da Guerrilha, Cacá Araújo, foi o primeiro a falar. O coordenador deu a sua versão sobre os fatos e citou que o pagamento dos ingressos é uma forma de reconhecimento do trabalho dos artistas locais. "Os artistas custeiam figurino, cenário, eles precisam ser valorizados, receberem pelo trabalho", disse.

Após o coordenador apresentar suas reivindicações, Gastão respondeu. "Eu não admito que um evento ligado à Mostra cobre ingresso. Você tem as suas convicções, eu tenho as minhas. Dentro das convicções que cada um tem, cada um age da forma que deve agir", disse.

Sobre a polêmica envolvendo o fato do Crato sediar um número menor de espetáculos na última Mostra, Gastão pontuou que 68 apresentações ficaram no próprio município, entre os dias 8 e 13 de novembro. Não foi possível realizar mais programações nos espaços públicos do Crato porque não houve resposta do poder público do município, com relação à solicitação do Sesc para viabilizar a Mostra nos respectivos espaços.

Luiz Gastão falou ainda sobre a ideia de ampliar ainda mais a programação nos diversos espaços da região. "Queremos discutir com os municípios como ampliar o evento, levar os espetáculos para os municípios menores. A nossa expectativa é que, em 2014, seja realizada a maior Mostra do Cariri", conclui Gastão.

De acordo com ele, a partir do próximo ano, as Prefeituras que desejarem sediar a Mostra Sesc deverão realizar credenciamento até fevereiro do ano que vem. Segundo Gastão, será lançado um edital com as formas e condições necessárias para que cada Prefeitura que deseje participar do evento possa ler o edital e realizar o cadastro antecipadamente. "É necessário que as Prefeituras interessadas em participar atendam aos princípios da Mostra, cedendo espaços públicos que propiciem a formação de plateia, oferecendo espetáculos de forma gratuita e que valorizem a cultura", aponta Gastão.

SAMYLLA ALVES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis