Barbalha (CE): Registro histórico do Pau da Bandeira sai no próximo ano

O registro histórico, como patrimônio imaterial, da Festa de Santo Antônio e do Pau da Bandeira, em Barbalha, só deverá ser anunciado em junho do próximo ano, durante os festejos, pelo Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Este ano, segundo a superintendência do órgão, no Estado do Ceará, não será mais possível por conta de outras demandas e por isso não há como prever a data dessa avaliação, para os próximos meses.

Todos os levantamentos relacionados aos dados históricos referentes à festa foram sistematizados, juntamente com imagens, com os documentos necessários para compor o inventário encaminhado ao Iphan, após análise inicial do instituto.

A previsão inicial, segundo o superintendente no Ceará, Ramiro Teles, era de que a votação pelos conselheiros, do Conselho Consultivo do Iphan, em Brasília, ocorresse em novembro passado. O ritual do Pau da Bandeira de Barbalha, acontece durante a festa de Santo Antônio. Vários elementos da cultura popular se reúnem em torno da festa, que atrai na abertura das comemorações alusivas ao padroeiro da cidade e santo casamenteiro, mais de 300 mil pessoas, em apenas um dia.

É uma tradição secular, que mistura o sagrado ao profano, todos os anos, com uma preparação que começa a ocorrer meses antes da festa. Desde a escolha da árvore que servirá de mastro da bandeira do santo ao corte, sendo estendido por alguns para secagem, na cama do pau.

O carregamento acontece num grande cortejo, que envolve mais de 200 pessoas, muitos deles, há anos cumprindo o mesmo ritual, em reverência ao santo, de levar o pau de mais de quase 2,5 toneladas.

De acordo com o superintendente, quanto ao registro não tem como dar um prazo específico, porque não depende do trâmite da superintendência, e sim da Câmara do Patrimônio Imaterial, em Brasília, que é a instância que vai analisar tudo o que foi produzido e possivelmente apontar alguma adequação a serem feitas, para encaminhar ao conselho, que se reúne eventualmente, sem datas definidas. “A gente então trabalha com uma perspectiva do próximo ano, em junho, para ser feito o anúncio durante a festa”, diz ele.

A documentação foi encaminhada no mês de agosto para a Câmara do Patrimônio. Compõe o inventário desde gráficos, material audiofônico e um dossiê escrito. No momento, o material vem sendo avaliado, para emitir os direcionamentos técnicos, e ser direcionado pelo Conselho Consultivo. Foram colhidos mais de 3 mil registros para compor o relatório que será levado ao conselho. Este ano, Barbalha foi reconhecida por lei estadual, como Capital dos Festejos de Santo Antônio. A reunião da cultura popular com uma tradição secular, voltada à religiosidade, fortalece a riqueza do patrimônio que a cidade se constitui atualmente.

Festejos
Desde 1928, Barbalha abre os festejos em torno de Santo Antônio de Pádua com a celebração do Carregamento do Pau da Bandeira. A celebração tem início ao alvorecer, após a missa na Igreja Matriz de Barbalha em homenagem ao padroeiro da cidade, e é comandada pelo “Capitão do Pau”. O órgão também vem avaliando o andamento do processo de registro para os lugares considerados sagrados de Juazeiro do Norte, que insere desde o conjunto do patrimônio do Horto, Casa dos Milagres, a Igreja das Dores, dentre outros lugares. Em recente incêndio da Casa dos Milagres, técnicos chegaram a vir a cidade para avaliar os danos e orientar de que forma poderia ser reconstruída, sem a perda da originalidade como patrimônio histórico. A primeira das orientações esteve relacionada à reconstrução do teto da casa, um telhado com o uso da telha de barro e madeira. “A orientação para os locais de Juazeiro do Norte é de registro, porque envolve lugares dinâmicos. Não há imóveis tombados”, diz ele, ao acrescentar que o tombamento, para a Casa dos Milagres, por exemplo, é algo bem mais complicado de se aplicar ao local.

Para Ramiro, há vários anos o Iphan vem trabalhando no Cariri e ele destaca a efervescência cultural dinâmica existente na região. Dentro disso, o órgão vem trabalhando, além do acompanhamento do processo de registro da festa de Santo Antônio e do Pau da Bandeira, também na inserção dos lugares sagrados, de Juazeiro do Norte, além de inventário do patrimônio edificado de Barbalha, com cerca de 50 imóveis, com vistas a um possível tombamento. (RC)

Mais informações
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha
Rua da Matriz, 25
Centro
Telefone : (88) 3532.1708

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis