Barbalha (CE): Localidades da zona rural recebem água

Com a falta de chuvas na região do Cariri e em todo Estado do Ceará, o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tem se preocupado com o problema da escassez de água no interior. E em parceria com o Governo federal, gestores municipais e ONG’s através do Ministério do Desenvolvimento Social vêm construindo Cisternas de Placa em Todo Estado.

Em Barbalha, já foram construídas 1.500 Cisternas de Placas em toda zona rural. O secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha vem acompanhando agora, o abastecimento de água através do caminhão pipa adquirido pela Prefeitura junto ao MDS. Hoje, devido a falta de chuva, muitas localidades estão passando dificuldade, mas, o processo de abastecer as comunidades estão acontecendo.

Segundo o secretário Nelson Martins, para 2014 a meta do Programa é concluir a implementação de mais 45 mil cisternas de placas em parceria com o MDS e os municípios. “Nós pretendemos também concluir 12,5 mil cisternas de produção, pois são vários convênios que estão em andamento e nós precisamos do apoio dos municípios para concretizar essa meta”, afirmou.

A coordenadora do Programa de Cisternas da SDA, Neyara Lage, acrescenta que os municípios desempenham um papel fundamental no Programa de Cisternas. “Em vários momentos o município contribui, principalmente informando ao Estado a demanda real para a universalização, no apoio no momento da implementação da tecnologia, auxílio para as famílias e no controle social”, ressalta.

Cada município deve ter a Comissão do PACS (Programa de Ações de Convivência com a Seca), que é formada com a representação das Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais, Igreja e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Esta comissão é fundamental para o trabalho de implementação de cisternas, tanto para indicação das comunidades prioritárias, mas também para realizar o controle social do Programa.

Em 2013, foram implementadas em torno de 13 mil cisternas de placas no Ceará. “Ainda estamos inaugurando novas cisternas no interior e até o final do ano o número poderá chegar a 15 mil”, afirmou o secretário Nelson Martins.

Assessoria de Imprensa / PMB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis