URCA contará com Mestrado Profissional em Saúde da Família, a partir de 2014

A Universidade Regional do Cariri (URCA) passou a ser instituição Nucleadora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), e implantará a partir de 2014, o Mestrado Profissional em Saúde da Família, marcando um pioneirismo com o curso de mestrado, voltado para profissionais da área de saúde.

A Universidade recebe visita técnica de representantes de instituições que integram a rede. Ontem, foi realizada reunião, com a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, para tratar sobre o processo de implementação do mestrado. A Reitora ressaltou apoio para consolidação do curso, na presença de professores do Departamento de Enfermagem da Instituição e Pró-Reitores.

Desde 2009, que a URCA passou a integrar a Renasf, na condição de instituição colaboradora. Somente no ano passado mudou de status na rede, passando a ofertar o curso de mestrado, com 10 vagas, a partir de 2014. O curso tem o gerenciamento da Fiocruz e estará voltado para os profissionais da atenção básica.

As vagas estarão sendo ofertadas para os profissionais da atenção básica, e segundo a Professora Doutora do Curso de Enfermagem da URCA, Fátima Antero, que irá coordenar o mestrado, já existe uma demanda, inclusive de profissionais a exemplo dos médicos e enfermeiros. O Curso, segundo a Professora Eglídia Vidal, estará vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), dpor meio do Curso de Enfermagem da URCA.

A Reitora destacou a qualidade do Curso de Enfermagem que vem sendo ofertado pela URCA, e obteve boas avaliações, conforme o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Os últimos colocam a Enfermagem em posição destacada no Ceará e Nordeste. Ressaltou ainda o empenho que vem sendo feito, no intuito de ampliar e fortalecer a pós-graduação na Universidade, com a oferta de cursos de mestrado e doutorado, e destacou os quatro Doutorados Interinstitucionais Implantados (Dinter), nas áreas de Direito, Artes, Engenharia e Bioquímica Toxicológica, além do Mestrado em Bioprospecção Molecular e a perspectiva de implantação de um mestrado nessa área.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis