Santana do Cariri (CE): Católicos rezam por beatificação de Benigna

Milhares de pessoas participaram ontem, em Santana do Cariri, da 10ª edição da Romaria em louvor à menina Benigna Cardoso. A data também marcou o aniversário de 72 anos da morte da jovem que, aos 13 anos, foi brutalmente assassinada ao defender sua castidade.

Pela manhã, houve uma pequena romaria com a participação de crianças. Em seguida, foi celebrada a Missa das Flores, quando os fiéis depositaram rosas e margaridas no túmulo que abriga os restos mortais da mártir. O local foi construído no interior da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, no Centro da cidade.

Caravanas de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Mauriti, Nova Olinda, Assaré, Salitre, Campos Sales e Altaneira participaram das celebrações. Também havia fiéis de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Piauí.

O momento de maior emoção aconteceu no distrito de Inhumas, a 1,5 Km sede do município, onde a menina foi morta. A movimentação de populares aconteceu durante todo o dia. Por volta das 17h, em caminhada, os fiéis se deslocaram com destino à Matriz, onde foi celebrada missa campal, presidida pelo padre da cidade, Paulo Lemos, e concelebrada por outros 18 párocos da Diocese de Crato.

Durante a missa, os fiéis aproveitaram para agradecer a Deus pelo pedido de beatificação da menina Benigna, que é analisado no Vaticano.

Para o pároco de Santana do Cariri, Paulo Lemos, a possibilidade da beatificação da jovem Benigna já foi percebida pelos fiéis. Motivo pelo qual, segundo ele, a romaria cresce a cada ano. "Não há prova de amor maior do que aquela na qual a própria vida é entregue por uma causa cristã. Foi isso o que Benigna fez. Há fortes elementos que comprovam essa ação", avalia o padre.

Segundo ele, caso seja confirmada a beatificação da mártir pela Santa Sé, outro pedido deve ser feito: o reconhecimento da santidade da menina.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis