Juazeiro do Norte (CE): Serviços precários causam transtornos à população

Quem reside nos bairros periféricos deste município tem encontrado dificuldades em conviver com os inúmeros problemas ocasionados pela falta de infraestrutura, como afirmam os moradores. Na maioria da ruas do bairro Triângulo, por exemplo, o esgoto corre a céu aberto, faltam lâmpadas nos postes da rede elétrica, há buracos na maioria das vias públicas que cortam o populoso bairro e, ainda, o número de assaltos têm crescido nas últimas semanas.

Morador da rua João Maciel, localizada no bairro, o lavador de carros José Iran Soares da Silva, conta que no local os crimes acontecem com frequência. "Aqui tem assalto toda semana. Dois pelo menos. A insegurança é grande e o policiamento não tem dado conta. Não tem nem um mês, mataram um bem pertinho aqui", afirma.

Segundo ele, devido à falta de lâmpadas em alguns postes da rede elétrica, trechos da rua ficam completamente às escuras, o que facilita a ação de bandidos e o aparecimento de viciados em drogas. "Tem noite que dá é medo passar por aqui com a quantidade de meninos fumando maconha ou cheirando cola", diz o morador.

Quem também reclama da insegurança é a estudante Mônica Batista, que há algum tempo mora na rua Antônio Sobreira Guedes. Ela diz que já foi vítima de assalto em três ocasiões. A última aconteceu há pouco mais de seis meses. "A gente fica com medo porque não há segurança por aqui. Os assaltos acontecem de dia, de noite, não tem hora. E a gente não vê Polícia no bairro", garante a jovem.

A dona de casa Aldevania Bezerra dos Santos Alcântara, que reside na rua José Inácio Gomes, no bairro Jardim Gonzaga, também reclama dos problemas existentes na localidade. "O pior de tudo é o esgoto correndo a céu aberto e ninguém da jeito de resolver o problema", diz ela, ressaltando que inúmeras reclamações já foram realizadas pelos moradores à órgãos do governo do município. "Já foram feitas reclamações, denúncias, aqui já foi feito de tudo, mais ninguém resolve", salientou.

Ela também conta que o problema ainda é maior no cruzamento das ruas São Lázaro com Walter Menezes. "Lá é que ninguém consegue nem caminhar. A sujeira corre pela rua toda. Uma imundice", afirma.

Salesianos
O bairro Salesianos também registra problemas, Em algumas ruas, os buracos na pista de rolamento têm afetado motoristas e pedestres. "Eu já perdi um conjunto de amortecedor por causa dos buracos aqui de Juazeiro", lamenta o crediarista Francisco Tavares de Holanda. Acostumado a percorrer o bairro, o vendedor diz que acidentes também já foram registrados por causa da falta de recuperação das ruas. "Aqui mesmo na França de Menezes, na semana passada, um rapaz caiu da moto por causa de um buraco", conta Tavares.

No Parque São Geraldo a reclamação é com a demora no transporte urbano. Conforme Valdir Moura Pinheiro, é preciso esperar até 40 minutos por uma condução. "Se não bastasse a demora para conseguir um ônibus, os carros ainda são sucateados e altamente desconfortáveis", avalia o morador do bairro. O secretário de Infraestrutura do município, Akiro Meneses, reconhece que há deficiências que precisam ser sanadas no município. Segundo ele, "Muita gente constrói a fossa no quintal de casa e esquece que o sumidouro é fundamental para evitar esse tipo de problema".

Em nota, a Cagece informou que nos bairros Triângulo, Centro, Mutirão e Salesianos, a Companhia disponibiliza de sistema de esgotamento sanitário, porém há uma baixa adesão dos moradores. A empresa também afirma que os moradores, que não estão interligados ao sistema da companhia, são responsáveis por dar o destino adequado para seus dejetos. A adesão do sistema de esgoto, no entanto, é opcional.

No bairro Mutirão, a companhia informa que possui esgotamento sanitário em alguns conjuntos habitacionais. Recentemente houve um problema na bomba do sistema, porém já foi solucionado.

Já no bairro Triângulo não há esgotamento sanitário. A Companhia salienta que, nesses casos, os moradores são responsáveis por dar o destino adequado para seus dejetos, por meio, por exemplo, de fossas sépticas.

Mais informações
Cagece

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará
www.sspds.ce.gov.br

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis