Juazeiro do Norte (CE): Convênio assegura aumento de área física do aeroporto

Convênio assinado na manhã de ontem pelo prefeito deste município, Raimundo Macedo, e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai ampliar a área física do aeroporto. O ato teve como finalidade garantir a incorporação de área desapropriada ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, conhecido como Aeroporto Regional do Cariri.

A gleba desapropriada possui área de 483 mil metro quadrados. Após a assinatura do convênio, Município e Infraero passam a configurar como co-autores em 201 ações de desapropriação que deverão tramitar na 16ª Vara da Justiça Federal, nesta cidade.

O valor das indenizações está calculado em R$ 13 milhões e os recursos serão destinados pela própria Infraero. Os cálculos relativos ao valor total das indenizações foi apresentado pela Caixa Econômica Federal.

"A ação está inserida no plano diretor do aeroporto onde está prevista construção de um novo terminal de passageiros, bem como um novo terminal de cargas", explica o Coordenador de Turismo do município, Roberto Celestino.

Expansão
Com área atual de 1.200 milhão de metros quadrados, o sítio aeroportuário, após a incorporação da nova área, passará a operar num espaço de 1,7 milhão de metros quadrados e deverá oferecer maior e melhor infraestrutura aos usuários do aeroporto, após a realização de obras de expansão.

Segundo Roberto Celestino, atualmente o terminal responde por embarques e desembarques de passageiros da aviação executiva. Com as obras de ampliação, os atendimentos passarão a ser realizados a passageiros da aviação comercial regular. Também haverá condições para pousos e decolagens de aeronaves que disponham de maior capacidade de atendimento à passageiros.

No ano passado 415 mil passageiros realizaram operações de embarque e desembarque no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. No período de alta estação, que compreende todo o mês de julho e o período de dezembro a fevereiro, há um volume de atendimento a cerca de 1.500 passageiros por dia no terminal. São mais de cinco mim pessoas trafegando diariamente pelo aeroporto todos os dias neste período. O superintendente da Infraero na Região Nordeste, Fernando Nicácio, também avaliou como positiva a assinatura do convênio que deverá garantir as ampliações no espaço físico do aeroporto de Juazeiro do Norte. "A Infraero, inclusive, já possui a garantia dos recursos que serão utilizados no processo de desapropriação", informa.

Conforme o superintendente, "os valores fazem parte de um volume de investimentos que estão sendo destinados para que os usuários do aeroporto tenham assegurados o melhor conforto e a melhor comodidade", ressaltou Fernando Nicácio.

No final do mês passado, o órgão havia confirmado para o mês de novembro a conclusão dos serviços de implantação dos Módulos Operacionais de Passageiros (MOPs) do Aeroporto Orlando Bezerra de Juazeiro do Norte. Esse prazo, no entanto, deverá ser estendido para o final de dezembro. "A Infraero tem realizado cobranças junto a empresa responsável por estas obras, no sentido de que haja celeridade na conclusão dos serviços. Porém, após realização de uma fiscalização, identificamos que a empresa não está seguindo o cronograma que foi apresentado anteriormente", afirma o superintendente do órgão.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico
Juazeiro do Norte
Ceará
Telefone: (88) 3511-4040

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis