Juazeiro do Norte (CE): Acadêmicos ocupam dependências da URCA em ato de protesto

Acadêmicos do curso de licenciatura plena em Teatro do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA – estão ocupando as dependências do campus desde à tarde da última quarta-feira, 09. O protesto, segundo o Centro Acadêmico – C.A, é “em deferimento ao Movimento Melhorias Já no Campus Pirajá”.

Os alunos contestam a medida de paralisação adotada pelo corpo docente do curso, conforme anunciado através de carta endereçada, na manhã da quarta-feira, à Reitora Magnifica Otonite Cortez. Os estudantes exigem “um posicionamento da Reitora referente a essa paralisação, já que reivindicamos o retorno imediato das nossas aulas”.

O grupo considera-se prejudicado com a paralisação a menos de dois meses para o fim do semestre letivo. “Os motivos apresentados pelos professores são considerados, por nós, insuficientes para tal medida radical”, avalia um dos lideres do movimento que pede para ter sua identidade preservada. No documento, os docentes elencaram cinco itens para justificar a paralisação, dentre os quais, três são considerados “irrelevantes”:
  • Garantia da vaga do Setor de Estudos Elementos Visuais do Espetáculo para o Departamento de Teatro; 
  • Abertura de vagas para professores efetivos dos cursos de Teatro;
  • Artes Visuais e a Permanência do Centro de Artes no Campus Pirajá.
De acordo com o C.A., o protesto tem o apoio dos estudantes dos cursos de Artes Visuais – URCA; Economia – URCA; Filosofia – UFCA; Letras – URCA; além dos Centros Acadêmicos dos Cursos de Biologia e Ciências Sociais – URCA. Está previsto uma reunião entre Reitora, docentes e acadêmicos às 9 horas desta sexta-feira.

André Costa

Fonte: Miséria



AddThis