F-1: Webber coloca fim à série de poles de Vettel e larga em primeiro no GP do Japão

Depois de 3 poles seguidas de Sebastian Vettel, coube a Mark Webber, seu companheiro de Red Bull, acabar com a sequência. O australiano cravou 1min30s915 e largará na frente no GP do Japão, 15ª etapa do Mundial, que será disputada na madrugada deste domingo (13), a partir das 3h (de Brasília).

Vettel ficou com o segundo posto, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes. O tricampeão mundial cometeu um pequeno erro numa de suas voltas e também sofreu com problemas no Kers de seu carro, como havia ocorrido no treino livre da manhã.

A quarta posição no grid ficou com Romain Grosejan, da Lotus, seguido por Felipe Massa. O brasileiro marcou sua melhor volta em 1min31s378 e ficou à frente de seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que larga em oitavo.

Na primeira parte do treino, dois sustos. Primeiro a Sauber de Esteban Gutierrez pegou fogo enquanto estava estacionada nos boxes. Os mecânicos apagaram rapidamente e o piloto pôde continuar o treino. Depois, o mesmo ocorreu com a Toro Rosso de Jean-Eric Vergne, durante uma de suas voltas. O piloto francês, no entanto, teve que abandonar a sessão.

Webber diz que não vai ajudar Vettel a ser campeão
Apesar de satisfeito por conquistar sua primeira pole nesta temporada e colocar fim a um jejum que vinha desde o GP da Coreia do ano passado (19 corridas), Webber afirmou que o resultado não significava muito, já que seu companheiro de Red Bull, Sebastian Vettel, teve problemas em seu carro durante a classificação. E descartou a possibilidade de ajudar o companheiro a ser campeão.

"Seb teve problemas então esta é uma pole um pouco vazia, mas temos que pegar as oportunidades quando elas surgem", disse o australiano, que classificou-se imediatamente à frente de Vettel, segundo no grid.

"Fizemos as voltas na hora que contava e esta é uma boa maneira de me despedir de Suzuka num carro de F-1", completou Webber, que irá se aposentar ao final da temporada para correr no Mundial de endurance, pela Porsche.

O piloto da Red Bull disse ainda que não pretende ajudar Vettel, que tenta selar seu quarto título mundial na corrida deste domingo. "Ele vai fazer a corrida dele e eu, a minha. Seb tem feito um excelente trabalho até aqui e não acho que ele precise de ajuda. De qualquer forma a situação dele é tranquila e esta não é a última corrida do campeonato."

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis