Crato (CE): Residências afetadas pela obra da Encosta do Seminário serão recadastradas junto à Saaec

Com o objetivo de, junto com os órgãos e empresas que estão envolvidos no projeto de requalificação da Encosta do Seminário, como o Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará (DAE), Prefeitura Municipal, Secretaria da Cidade, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec) realizou visita de campo ao local que abrigará a obra. Estiveram presentes a diretora da autarquia municipal de abastecimento, Janaína Fernandes de Oliveira, o superintendente do DAE, Quintino Vieira, o secretário da Cidade, José Muniz, além representantes da Construtora Rodovalho Alencar (Coral) e de técnicos e engenheiros. A visita aconteceu na última sexta-feira, 5.

Devido à complexidade da obra, a área que receberá o projeto de requalificação da Encosta do Seminário está sendo detalhadamente analisada. A avaliação visa prever e tentar minimizar incômodos que poderão surgir no decorrer da excursão dos serviços. Por este motivo, a Saaec irá fazer todo o levantamento da rede de esgotamento sanitário já existente, para em um segundo momento inserir mais 16 quilômetros de canos, que serão recebidos através do Estado. Porém, a probabilidade é de uma ampliação maior, devido às ligações clandestinas que existem e ainda não foram diagnosticadas.

Até o final deste mês, nas ruas que serão afetadas pela obra, a Saaec vai iniciar a regularização cadastral de mais de 500 residências que recebem água clandestinamente. De acordo com a diretora da Saaec, o projeto será efetivado por etapas. “A gente quer dar qualidade de vida a população que reside no Bairro Seminário. Estamos à disposição para executar e auxiliar a ação que é necessária para a melhoria da nossa cidade”, afirma.

Desde a elaboração do projeto, no ano de 2008, houve um acréscimo de 600 novas residências no Bairro, de onde são coletados 311 ligações de esgoto. De estrutura física, atualmente, a Saaec mantém uma malha de rede de abastecimento de água com 4.800 ligações prediais.

A requalificação da Encosta do Seminário é uma obra que está sendo bastante esperada pela comunidade que há mais de 20 anos aguarda melhorias no local. Segundo o morador Evandro Amaral Barbosa, residente no Bairro há oito anos, a população acredita que as mudanças irão proporcionar uma valorização dos imóveis. “Todos os anos, a gente espera que os serviços sejam iniciados. Agora, acho que vai dar certo. A gente crê que as nossas casas vão passar a valer mais”, revela.

A previsão para o início da obra é o dia 5 do próximo mês de novembro. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 21 milhões.  O superintendente do DAE, Quintino Vieira, avalia que o projeto vai beneficiar toda a cidade. Ele assegura que os trabalhos da Saaec serão essências. “Tudo em que se trabalhar com água e esgoto será transformado em saúde. Então, isso vai dar melhoria de infraestrutura e qualidade de vida para os moradores. Com o projeto, o transbordamento do canal e as enchentes que acontecem na cidade irão diminuir”, pontua.

Assessoria de Imprensa / PMC



AddThis