Crato (CE): Primeiro Encontro com os Catadores do município promove inclusão e dignidade para os trabalhadores

Um domingo dedicado aos catadores do lixão do Crato. Após um trabalho de cadastramento e um acompanhamento que vem sendo feito no Município, foi realizado pela primeira vez na cidade, o Encontro dos Catadores do Crato, que teve como lema principal: ‘Sou catador, Sou trabalhador, Catando com Dignidade e Reciclado Hábitos’.

O trabalho faz parte de uma iniciativa conjunta, tendo à frente a Secretaria de Meio Ambiente, com parceria das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social, com promoção da inclusão, da Secretaria de  Saúde, com várias ações de atendimento e acompanhamento aos moradores e da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil. A ação também conta com o apoio do Centro de Referência em Assistência Social, da Batateira, e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Foram mobilizados cerca de 60 catadores, com suas famílias. O principal objetivo, além de promover a inclusão social e dignidade para os catadores, foi desencadear ações de preparação para implantar no município a coleta seletiva de lixo, por meio de ação solidária. Os catadores participaram de oficinas de associativismo, cuidados com a saúde, dentre outras atividades.

O encontro foi iniciado às 8 horas, na sede do Caic, na Batateira, com um café-da-manhã e ginástica laboral, orientada por educadores físicos. Cerca de 100 servidores foram mobilizados para a ação. No final do encontro, os catadores receberam um kit com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da administração do Crato, contendo uma bota, luvas de couro e camiseta. Para o catador Roberto Gomes, a esperança maior é que este seja o começo de uma mudança na vida das pessoas que vivem no lixão, que precisam de uma vida melhor e com mais dignidade. “Acredito que esse dia possa ser o começo de uma mudança e que as pessoas realmente possam valorizar esse trabalho da gente”, diz ele.

Assessoria de Imprensa / PMC



AddThis