Crato (CE): População dispõe de serviços gratuitos em praça

Serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, palestras educativas e distribuição de folders contendo orientações sobre como é possível prevenir o câncer de mama serão ofertados à população deste município, a partir das 8 horas de hoje, durante programação na Praça Siqueira Campos.

A ação faz parte do calendário de atividades proposto pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a coordenação do Programa Saúde da Mulher, e está inserida na programação da campanha Crato Rosa, que faz alusão ao Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar a mulher a realizar exames de prevenção e de diagnóstico ao câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, o município ofertará diversos serviços na perspectiva de ampliar o número de exames realizados nas unidades de atendimento. A ideia é proporcionar a todas as mulheres condições reais de prevenção e, em caso de diagnóstico positivo, o tratamento adequado a cada uma das pacientes na cidade.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Crato, Nelyse Araújo, o Crato Rosa deseja conscientizar, atender e atuar na prevenção de doenças.

"O município, através das unidades básicas de saúde, está oferecendo exames de câncer do colo de útero e de mama, bem como consultas com ginecologistas e mastologistas", informou a coordenadora.

Unidades públicas
Ela explica que as pacientes poderão buscar atendimentos nas unidades de saúde em dois horários. Pela manhã, conforme a coordenadora, estarão sendo intensificados os exames clínicos das mamas e de prevenção de câncer ginecológico. À noite serão realizados exames laboratoriais, a partir das 18 horas.

Os atendimentos seguirão o seguinte cronograma: Posto da Grota - Cemear e unidades Cemic, segundas, terças e quartas-feiras; São Miguel, segundas e terças-feiras; Vila Alta, quartas e quintas-feiras; Muriti I e II, segundas, terças e quintas-feiras; Parque Granjeiro, quartas-feiras; Grendene, segundas e terças -feiras (manhã e noite), quartas-feiras (somente a noite); Belmonte, quintas-feiras, Ponta da Serra II e IV, nas quartas-feiras.

Também estão sendo realizadas atividades odontológicas preventivas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (Ubs´s).

Teste rápido
Há, ainda, oferta para realização do teste rápido de sífilis e dos exames HIV/VDRL e consultas diárias, no período noturno, com médico-ginecologista e mastologista, no Centro de Especialidades Cemear, no posto de saúde da localidade da Grota.

As pacientes também poderão participar de atividades educativas realizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), através da coordenação do tabagismo, até o final deste mês. Os Agentes Comunitários de Saúde estarão realizando agendamento e busca ativa das mulheres para a campanha. O trabalho tem como finalidade a ampliação dos exames de mamografia de rastreamento nas mulheres acima de 40 anos principalmente na faixa etária dos 50 aos 69 anos.

A Secretária de Saúde Aline Alencar destaca que a participação das mulheres é fundamental para o sucesso da campanha "Juntos somos mais fortes no combate e prevenção de doenças. No caso do câncer de mama, como também o uterino, a prevenção tem papel importantíssimo no que diz respeito à eficácia do tratamento, quando de diagnósticos confirmados", avalia.

Segundo Aline, além das atividades previstas para hoje, a pasta da saúde no município também estará realizando, a partir da próxima sexta-feira, com inicio às 17 horas, happy-hour com distribuição de material midiático de prevenção de câncer de colo de útero e de mama. "Esse evento também acontece na Praça Siqueira Campos e a expectativa é de conseguirmos atrair um bom público de participantes", conclui.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Sete de Setembro, 150
Centro
Telefone: (88) 3523.3823
Crato - Cariri

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis