Crato (CE): Obras de saneamento começam em novembro

Cinco anos após a apresentação do projeto que discute a necessidade da requalificação da Encosta do Seminário, as obras finalmente deverão sair do papel. No final da semana passada, técnicos do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), juntamente com órgãos ligados a administração deste município, visitaram a área.

A ação teve por objetivo o detalhamento do local onde inicialmente serão realizadas ações para minimizar os impactos que poderão ocorrer no transcurso das obras de requalificação da encosta.

Entre as preocupações está à necessidade da contenção e desvio das águas provenientes das redes de esgoto existentes no bairro, cujo número é impreciso.

Conforme a presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), Janaína Fernandes de Oliveira, um levantamento está sendo feito pelo órgão, que quer saber qual a quantidade real de redes domiciliares existente para, num segundo momento, possa inserir 16 quilômetros de canos que serão utilizados na construção na nova rede de esgotamento sanitário da área.

"Embora os números não sejam exatos, há, pelo menos, cerca de 500 domicílios que recebem água clandestinamente no local. Até o final deste mês nós estaremos realizando o recadastramento dos moradores para regularizar a situação destas pessoas", informou Janaina. Atualmente o órgão mantém uma malha de rede de abastecimento de água com 4.800 ligações prediais no bairro.

Previstas para serem iniciadas a partir do dia 5 de novembro, as obras de requalificação da Encosta do Seminário são aguardadas há mais de duas décadas pelos moradores. O aposentado Evandro Amaral Barbosa conta que a falta de infraestrutura nas imediações do local conhecido como "vulcão" tem ocasionado transtornos e doenças aos moradores. "Aqui tem de tudo. O que não falta são ratos, baratas e até cobras. O pessoal só vive doente por causa dessa sujeira toda aí", lamenta.

Outro que também aguarda com ansiedade o inicio das obras é o morador Antônio Ferreira Costa. Ele diz que a falta de infraestrutura presente no bairro é utilizada como trampolim político durante períodos de campanha eleitoral e que, a cada dois anos, promessas de melhorias são apresentadas. "Toda eleição é assim. Os políticos sobem a encosta e prometem melhorar tudo. Só que, até agora, nada foi feito", observa.

Benefícios
O superintendente do DAE, Quintino Vieira, avalia que com a realização das obras de requalificação o bairro receberá inúmeros benefícios. "Vai garantir melhor qualidade de vida para os moradores. Os problemas ocasionados pela falta de saneamento serão extintos é isso fará com que haja mais saúde à população", diz o engenheiro.

Conforme informou o representante do órgão do Estado, além da construção da nova rede de esgotamento sanitário, o bairro também receberá novas áreas de lazer. "Serão construídas novas praças, além das pistas de skate, cooper e ciclismo", explica Quintino Vieira ressaltando, ainda, a construção de um anfiteatro no local. "Na verdade, um novo bairro estará sendo construído", avalia.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis