Crato (CE): Novos médicos vão fortalecer saúde da família

Cinco profissionais brasileiros ligados ao Programa Mais Médicos já estão exercendo atividades neste município. A segunda fase do programa foi iniciada ontem com a destinação de 45 profissionais, todos brasileiros, aos 27 municípios que participam desta etapa do programa no Ceará. Os municípios de Fortaleza, Crato e Caucaia lideram a lista de cidades que receberam maior número de profissionais, respectivamente, dez, cinco e três médicos.

No Crato, os profissionais não farão atendimento ambulatorial nesta semana. Nos próximos dias, a exemplo do que aconteceu ontem, participarão de reuniões com coordenadores de diversos setores da área de saúde do município. O objetivo é capacitar os profissionais no sentido de que possam conhecer melhor as necessidades da população em cada uma das áreas onde atuarão. Os médicos recém-chegados são naturais dos municípios de Juazeiro do Norte, Aurora, Iguatu. Dois profissionais nasceram em Crato.

Com a chegada dos médicos do programa, serão criadas novas quatro equipes do Programa Saúde da Família. As novas equipes atenderão nos postos de saúde dos bairros São Miguel, Belmonte, Vila Lobo e Vila Alta.

Nestes locais, o número de procura por atendimentos é alto. "A intenção da secretaria é ampliar todo o atendimento. Havendo mais um médico para cada uma das unidades beneficiadas, também é necessário que haja mais uma enfermeira e mais um dentista. Vamos estar criando, desta forma, mais quatro equipes do PSF no município", informa a secretaria de Saúde do município, Aline Alencar.

A secretária acredita que, neste primeiro momento, os médicos do programa não irão encontrar maiores dificuldades durante a realização das consultas. "Não haverá falta de material para que os profissionais exerçam suas funções. Todos os postos estão prontos para receber os profisisonais", garantiu.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis