Santana do Cariri (CE): Moradores reclamam da insegurança

Moradores e comerciantes deste município afirmam sentir medo de continuar residindo e mantendo seus estabelecimentos nesta cidade. Nos últimos meses, Santana do Cariri tem visto crescer os números de casos de homicídio, assaltos, latrocínios e estupros. Só nesse ano já foram registrados cinco homicídios. Três a mais que o mesmo período do ano passado.

"Ninguém aguenta mais a situação. Quase todo dia se escuta falar em assalto", comenta a comerciante Irismar Bráulino Amaro que, na semana passada, viu uma sobrinha ser vitimada pela violência. "Ela se dirigia ao sítio, perto da sede do município, quando foi abordada por dois homens que mandaram que ela descesse do carro", conta. Segundo ela, a vítima só não teve o carro roubado porque acelerou o veículo. "Podia, inclusive, ter sido um desastre", avalia.

A esposa do comerciante Armando de Alencar Maia não teve a mesma sorte. No mês passado, quatro elementos adentraram a loja pertencente à família e subtraíram a quantia de R$ 6 mil. Ninguém foi preso até hoje. "Aqui é um absurdo. Acontecesse assalto um após o outro. Não há como a sociedade se sentir protegida num local onde não há segurança", disse, ainda emocionado.

Precariedade
O agente rural Éuder Campos diz que o problema se agrava por causa da falta de condições de trabalho dos policiais lotados na unidade de policiamento militar da cidade. "Não tem viatura da PM aqui. Não tem, nem mesmo, número de policiais para cobrir todo o município. Como é que melhora desse jeito?", questiona o morador.

Em Santana do Cariri não existe Delegacia de Policia Civil. As rondas policiais são realizadas através do uso de uma viatura do Programa Pró-Cidadania, cedida pela Prefeitura local. O programa foi desativado na cidade. O número de policiais é pequeno. Apenas nove PMs atuam na cobertura do município que possui área de 855km² e faz fronteira com o Estado de Pernambuco.

A unidade policial funciona numa casa improvisada, alugada pelo governo do município. Não há telefone fixo instalado no local. Quando há ocorrências, a população telefona para os números celulares dos próprios policiais para pedir ajuda.

"As dificuldades são muitas. Nem por isso nos deixamos de cumprir o papel da Polícia Militar aqui em Santana. Só não podemos estar em todos os locais ao mesmo tempo", afirma o subtenente Neto, comandante do destacamento local.

Procedimentos policiais também não são realizados na cidade. Boletins de Ocorrências são encaminhados aos municípios de Nova Olinda e Crato, distantes 13km e 53km, respectivamente. "Todos os flagrantes são realizados junto a Delegacia Regional de Crato. Quando as ocorrências acontecem à noite e não há delegado plantonista, as ocorrências são conduzidas, então, à Juazeiro do Norte", informa o policial. Os presos também são encaminhados a outros locais. A cadeia pública da cidade está em construção. A obra já dura mais de três anos.

Ação Civil
A demora na construção do prédio e a ausência da Polícia na cidade chamou a atenção do Ministério Público que, através do promotor David Moraes da Costa, quer propor uma Ação Civil Pública contra o Estado. O promotor, que responde pela comarca, explicou que, por varias vezes, o órgão ministerial oficiou a Secretaria de Segurança do Estado, objetivando receber informações sobre a construção dos dois equipamentos. "Nunca houve resposta dos ofícios encaminhados", afirmou. A secretária de governo do município, Ana de Abreu Machado, também concorda que a situação é preocupante.

Ela afirma que a gestão local vem realizando uma série de tentativas junto aos órgãos estaduais para diminuir o crescimento da violência na cidade. "Já solicitamos viaturas, pedimos ampliação do contingente policial e já solicitamos, por ofício, a construção da Delegacia Civil e a conclusão da cadeia pública. O grande problema é que o governo do Estado parece que fechou os olhos para os problemas de Santana", avalia.

Audiência
A secretária também informou que a prefeita da cidade, Danieli de Abreu Machado, está tentando marcar uma audiência com o governador do Ceará, Cid Gomes, para pedir o apoio do governo estadual.

"Só haverá melhoria nesta questão se o Governo do Estado entender, em definitivo, que as obras solicitadas são de extrema importância à nossa população", frisou.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Santana do Cariri
(88) 3545.1180

Fórum de Santana do Cariri
(88) 3545.1319

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis