Juazeiro do Norte (CE): Em protesto, grupo dorme pela 2ª noite na Câmara Municipal

Um grupo de 30 pessoas permanece há mais de 24 horas acampado no Plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, em protesto contra o chamado "escândalo do sabão", que consistiu na compra de material de limpeza e de expediente em quantidades exageradas pela mesa diretora da Casa. Entre os produtos adquiridos estavam 2,5 toneladas de sabão, 2.500 caixas de fósforo, 312 unidades de óleo de peroba, 33.600 unidades de lã de aço, 215 mil copos de café, 1.428 unidades de água sanitária, 4 mil vassouras e 5 mil sacos para recolher lixo.

Na noite desta quarta-feira, os vereadores entraram em acordo com os manifestantes para que não houvesse remoção do grupo até às 15h de quinta-feira (12), quando haverá sessão na Câmara Municipal. Na sessão, o grupo deverá apresentar a pauta de reivindicação do protesto.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, e os secretários também deverão participar do encontro. Nesta quarta-feira também foi formada uma comissão processante que vai analisar o pedido de cassação do vereador afastado Antonio de Lunga (PSC).

Os manifestantes afirmam que vão ficar acampados no local até que tenham reivindicações atendidas. Entre as exigências, o grupo pede a saída da mesa diretora da Câmara de Juazeiro do Norte e o impeachment do prefeito da cidade, Raimundo Macêdo (PMDB).

Cassação
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte formalizou nesta quarta-feira um pedido de abertura de processo para a cassação do presidente da casa, Antônio de Lunga (PSC). Para que a cassação seja efetivada, é necessário que 14 dos 21 vereadores de Juazeiro do Norte votem pela saída do vereador. Na terça-feira (10) ele foi afastado temporariamente do cargo por 90 dias, até a conclusão das investigações do escândalo.

O relator da comissão processante é o vereador Tarso Magno (PR). Ele tem 90 dias para apresentar um relatório sobre o pedido de cassaçãoo de Antônio de Lunga. Antes disso, o vereador afastado e processado tem 15 dias para apresentar defesa. A comissão vai ter acesso às investigações feitas pela Polícia Civil e pelo Ministerio Público Estadual. O relator disse que deve apresentar o relatorio antes dos 90 dias. O pedido de cassacao precisa passar por votacao no plenario.

Na terça-feira (10), a Justiça determinou o afastamento do presidente da Câmara Antônio de Lunga, por 90 dias, por suspeita de improbidade administrativa Com a decisão, Antônio de Lunga está impedido de exercer a função de vereador. O tesoureiro da casa parlamentar, Ronaldo Gomes de Lira, também foi afastado por suspeita de envolvimento no caso.  Segundo a juíza Ana Raquel Colares dos Santos Linard, da 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, o afastamento deve evitar que o parlamentar tente atrapalhar as investigações.

Em agosto, Antônio de Lunga reconheceu as compras como "exageradas", mas negou que elas sejam ilegais. "As compras foram feitas dentro da legalidade. As notas fiscais originais estão aqui na Câmara e à disposição quem quiser ver as notas fiscais. Não tenho conhecimento de notas frias. Tudo aqui foi feito por meio de licitações" disse, na época. Desde o início do escândalo, Antônio de Lunga tem faltado às sessões na Câmara Municipal e não é localizado pela imprensa para comentar o assunto.

Fonte: G1



AddThis