Crato (CE): Município aguarda implantação de projetos de crescimento

Este município está prestes a receber uma gama de novos equipamentos que auxiliarão no potencial de crescimento dos diversos setores da economia local. O objetivo é acompanhar o crescimento econômico das principais cidades da Região Metropolitana do Cariri.

O Distrito Industrial é um desses. Em fase de legalização, o equipamento será construído em uma área de 125 hectares, localizada no bairro Vila São Bento. Quando pronto, deverá abrigar indústrias de médio e grande porte. A construção do local é estratégica nos planos do governo cratense que também deseja a criação de novas oportunidades de emprego à população do município. A proposta é atrair o maior número de empresas possível gerando mais vagas no mercado de trabalho.

"Não podemos, ainda, informar quais são as empresas que apresentaram interesse de instalação no município. No entanto, podemos afirmar que a criação do distrito industrial está em processo acelerado e, conforme as expectativas, deverá estar concluído até meados do próximo ano", avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Manoel Saraiva de Melo, mais conhecido como Venâncio Saraiva.

Paralelamente, está sendo trabalhada a possibilidade da construção de um Shopping Center na cidade. Um grupo de empresários pernambucanos está realizando um estudo de mercado para tal finalidade. O resultado do levantamento deverá ser avaliado nos próximos 30 dias. Quatro áreas foram apresentadas pelo governo municipal aos empresários pernambucanos. O local escolhido por eles fica próximo ao Centro de Convenções, no bairro Muriti, nos limites entre Crato e Juazeiro do Norte.

Além da construção do shopping, os empresários também manifestaram interesse na construção de um complexo hoteleiro no município.

Outro equipamento que deverá gerar benefícios ao setor econômico é a construção de uma área para instalação de concessionárias de veículos de pequeno, médio e grande porte. Empresas como Ceará Caminhões, JA Distribuidora, Transvale e Conterrânea Scania já foram contactadas. Concessionárias da Ford e da Peugeot confirmaram futuras parcerias.

Ampliação
O setor de serviços também vai ser ampliado. Empresas que atuam nas áreas de transportes, segurança e educação iniciarão atividades nos próximos meses. "Vamos receber duas instituições particulares de ensino superior, duas ou três empresas de transportes e há, ainda, a intenção de uma empresa de segurança iniciar operações em Crato", informa Venâncio Saraiva.

Uma parceria firmada entre o município, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai ser responsável pela criação do polo gastronômico. A ideia é gerar oportunidade para a instalação de restaurantes, bares e similares.

Também está em andamento à criação do Polo Metal-mecânico. "Tudo faz parte da construção do Distrito Industrial", avalia o secretário. Conforme ele, "o município já está, inclusive, capacitando à mão-de-obra existente para acelerar o processo de crescimento do setor".

As ações realizadas pela gestão local recebem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. O presidente da instituição, Francisco Parente, avalia que a chegada de novas empresas e a expectativa de recebimento de muitas outras, garante o estado de "comércio ativo" no município.

Conforme destaca, os equipamentos que estão sendo construídos pelo município já influenciam positivamente no crescimento de algumas áreas. "Houve, inclusive, crescimento no setor da construção civil e, também, no setor imobiliário", informa. O dirigente também ressaltou a importância da construção futura de um polo calçadista.

"Pelo que fomos informados há, pelo menos, quatro importantes indústrias do setor interessadas em iniciar produção. Com isso, somada as demais ações, garantiríamos a geração de um número considerável de empregos e o aquecimento da economia", avalia.

Mais informações
Prefeitura do Crato
Palácio Municipal Alexandre Arrais
Largo Júlio Saraiva, S/N
Centro
Telefone: (088) 3521.9600

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis