Sua saúde: Vacina contra dengue será testada no Brasil

Uma boa notícia para o Brasil: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, recentemente, que o Instituto Butantan possa realizar testes de uma vacina contra a dengue em seres humanos. Com duração de cinco anos, esses testes serão aplicados em cerca de 300 voluntários e tem como objetivo atestar a eficácia da vacina, que será capaz de proteger uma pessoa contra as quatro variantes da dengue que costumam assolar o país.

São pelo menos três locais já estipulados para a realização dos testes: Instituto Central (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP), Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e o Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP).

No total, o Ministério da Saúde está investindo cerca de R$ 200 milhões na pesquisa da vacina contra a dengue e outros produtos da área biológica. Desenvolvida desde 2006, a vacina precisa ser aprovada em todas as etapas para que seja, então, comercializada ou distribuída à população. O governo espera também exportar a vacina para outros países que enfrentam a mesma ameaça.

Em paralelo, há outra pesquisa contra a dengue sendo desenvolvida desde 2009 pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Enquanto os testes se iniciam, vamos torcer para que um desses projetos cheguem logo aos postos de saúde e farmácias do Brasil.

Fonte: Info



AddThis