Sua saúde: Tire dúvidas sobre 8 doenças sexualmente transmissíveis


Aids, candidíase, clamídia, gonorreia, hepatite C, herpes genital, HPV e sífilis. A maioria das pessoas já ouviu falar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, mas, ainda assim, elas não deixam de gerar dúvidas.

Afinal, todas apresentam sintomas? Como é feito o diagnóstico? E o tratamento? Para responder essas e outras perguntas, o Terra conversou com Poliani Prizmic e Karina Zulli, ginecologistas e obstetras do Hospital e Maternidade São Luiz, com o ginecologista Augusto Bussab, especialista em infertilidade conjugal da Clínica Dr. Augusto Bussab – Centro de Fertilização, e com Luis Henrique Silva, ginecologista do Hospital e Maternidade Assunção.

E que fique claro que o uso de preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão, mas saber como identificar e cuidar de uma DST nunca é demais. Tire as principais dúvidas a seguir.

1 - Aids
O que é? 
É uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Vale lembrar que ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Segundo o Ministério da Saúde, muitos soropositivos vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação

Quais são os principais sintomas? 
Com a queda da imunidade, o paciente fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a problemas mais graves, como tuberculose e câncer.

Em todos os casos, apresenta sintomas? 
Sim, quando o vírus é ativado, variando de acordo com cada quadro.

Como é feito o diagnóstico? 
Sorologia por meio de exames de sangue.

Como é o tratamento? 
É feito com antirretrovirais, medicamentos que surgiram na década de 1980, que impedem a multiplicação do vírus no organismo. Eles não matam o HIV, vírus causador da aids , mas ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico

Tem cura? 
Não, apenas tratamento.

Se não tratar, quais são as complicações? 
Se não tratar, pode levar à morte devido às infecções oportunistas em um sistema imunológico debilitado.

2 - Candidíase
O que é? 
É um tipo de infecção fúngica. Apesar de não ser considerada uma DST, pode ser transmitida por meio de relações sexuais. No entanto, há outras formas de contrair a doença, como o consumo excessivo de antibióticos.

Quais são os principais sintomas? 
Prurido vaginal e, em alguns casos, escoriações na vagina e no pênis.

Em todos os casos, apresenta sintomas? 
Na maioria dos casos, sim.

Como é feito o diagnóstico? 
Pode ser clínico, durante o exame médico, ou com coleta do material enviado para análise.

Como é o tratamento? 
O tratamento para a candidíase consiste no uso de medicamentos orais e na aplicação de uma pomada antifúngica na região genital. A doença deve ser tratada no homem e na mulher para evitar reincidência.

Tem cura? 
Sim.

Se não tratar, quais são as complicações? 
Um incômodo que fica cada vez mais intenso. Em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, pode evoluir para casos mais graves, como infecções sistêmicas.

3 - Clamídia
O que é? 
É uma infecção causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. Segundo o Ministério da Saúde, é muito comum entre os adolescentes e adultos jovens, podendo causar graves problemas à saúde, incluindo infertilidade masculina e feminina.

Quais são os principais sintomas? 
Atinge a uretra e outros órgãos genitais, conferindo ardor e/ou dor ao urinar e também aumento do número de micções.

Em todos os casos, apresenta sintomas? 
Nos homens, a doença costuma ser assintomática.

Como é feito o diagnóstico? 
O diagnóstico consiste na coleta de material da uretra ou colo do útero e, assim, são feitos exames de imunofluorescência direta para identificar o agente infeccioso.

Como é o tratamento? 
O tratamento é feito com antibióticos, como azitromicina, doxiciclina, eritromicina, minociclina, e o tempo depende do grau do problema. Até a cura, recomenda-se a suspensão das relações sexuais.

Tem cura? 
Sim.

Se não tratar, quais são as complicações? 
Pode causar infertilidade, estreitamento de uretra no homem e obstrução tubária na mulher.

4 - Gonorreia
O que é? 
É uma infecção causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. De acordo com dados do Ministério da Saúde, pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto (canal anal), a garganta e os olhos.

Quais são os principais sintomas? 
No homem, os principais sintomas são dor de garganta (faringite gonocócica), ardência e dor ao urinar, aumento na frequência ou urgência urinária, secreção de cor branca ou amarela (corrimento do pênis), vermelhidão ou inchaço na uretra (que é a abertura do pênis) e testículos doloridos ou inchados. Na mulher, corrimento vaginal, ardência e dor ao urinar, aumento na frequência urinária, dor de garganta, febre, dor durante o ato sexual e dor aguda na parte inferior do abdômen.

Em todos os casos, apresenta sintomas?
Principalmente nas mulheres, podem passar despercebidos.

Como é feito o diagnóstico? 
Na maioria das vezes, o diagnóstico é clínico e pode ser confirmado por meio de exame laboratorial.

Como é o tratamento? 
O tratamento é feito com antibióticos e varia de acordo com o grau de acometimento, podendo ser em dose única ou se estender por sete dias. Dados recentes têm mostrado que cada vez mais a bactéria causadora da gonorreia está resistente aos antibióticos.

Tem cura? 
Sim.

Se não tratar, quais são as complicações? 
No homem, pode causar estreitamento da uretra devido à inflamação não-tratada do órgão, consequentemente prostatite (inflamação da próstata) e epididimite (inflamação do epidídimo), acarretando infertilidade. Na mulher, pode provocar abdômen agudo (dor súbita de intensidade variável no abdômen), abscessos tubáreos e infertilidade.

5 - Hepatite C
O que é? 
Infecção viral que atinge o fígado. O Ministério da Saúde alerta que, além de ser transmitida por meio de sexo sem preservativo, também passa por transfusão de sangue, de mãe para filho durante a gravidez e compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha) e para confecção de tatuagem e colocação de piercing. Causa alterações estruturais no fígado e tende a se transformar em doença crônica, já que 80% dos pacientes não consegue curá-la.

Quais são os principais sintomas? 
Os principais são gastrointestinais, cansaço, intolerância a álcool e a alimentos gordurosos.

Em todos os casos, apresenta sintomas? 
O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro, segundo o Ministério da Saúde. Entretanto, os que mais aparecem são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Como é feito o diagnóstico? 
Sorologia por meio de exames de sangue.

Como é o tratamento? 
O método mais novo é feito com os antivirais de ação direta boceprevir e telaprevir, combinados a outros usados há anos para combater a doença, como a ribavirina, que controla a multiplicação do vírus causador da doença, e ao interferon, um modulador do sistema imune que evita a resistência ao tratamento. Os medicamentos costumam causar alterações do paladar, alergias e anemia.

Tem cura? 
Sim, quando descoberta e tratada precocemente. Uma vez erradicada, a doença não volta.

Se não tratar, quais são as complicações? 
Pode-se chegar a ter cirrose até carcinoma hepático (tumor).

6 - Herpes Genital
O que é? 
É uma infecção viral que causa aparecimento de lesões vesiculares em região de vagina, anal ou peniana. Depois que a pessoa teve contato com o vírus, os sintomas podem reaparecer dependendo de fatores como estresse, cansaço, esforço exagerado, febre, exposição ao sol, traumatismo, uso prolongado de antibióticos e menstruação, segundo dados do Ministério da Saúde.

Quais são os principais sintomas? 
Geralmente, começa com coceira e ardência local, seguidas do aparecimento de vesículas (pequenas bolhas), que em poucos dias estouram e deixam uma feridinha, que depois cicatriza totalmente.

Em todos os casos, apresenta sintomas? 
Sempre que o vírus estiver ativo, apresenta a lesão de vesículas pequenas agrupadas. Em raras ocasiões os sintomas não são perceptíveis.

Como é feito o diagnóstico? 
Pode ser clínico, durante o exame médico, com coleta do material enviado para análise ou por exame de sangue.

Como é o tratamento? 
Dura, em média, cinco a sete dias. O médico indica antivirais locais ou internos.

Tem cura? 
Não, pessoas que têm um quadro de herpes são indivíduos suscetíveis a apresentá-lo algumas vezes na vida, geralmente quando têm queda de resistência do organismo. A doença é transmissível apenas na fase de bolhas ou vesículas.

Se não tratar, quais são as complicações? 
O problema pode passar de forma espontânea, mas quando as vesículas se rompem e deixam uma ferida aberta, podem abrir a oportunidade para infecção bacteriana local se não cuidar da higiene, o que tornaria o quadro mais grave, muitas vezes necessitando de tratamento com antibiótico.

7 - HPV
O que é? 
Infecção viral causada pelo papilomavírus humano. É transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero. Estudos no mundo comprovam que 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Essa porcentagem pode ser ainda maior em homens.

Quais são os principais sintomas? 
Normalmente, causa lesões vegetantes (verrugas) nas áreas atingidas. As lesões genitais podem ser de alto risco em casos precursores de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis.

Em todos os casos, apresenta sintomas? 
Não, muitas pessoas acometidas pela doença não descobrem que possuem o papilomavírus humano, já que em alguns casos não se tem sintomas.

Como é feito o diagnóstico? 
As características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que as lesões sejam mais facilmente reconhecíveis. Já nas mulheres, só são diagnosticáveis por exames especializados, como papanicolaou e colposcopia.

Como é o tratamento? 
O tratamento pode ser clínico, com o uso de medicamentos, ou cirúrgico, com cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer.

Tem cura? 
Não há tratamento específico para eliminar o vírus, só para as lesões. O vírus pode ficar latente por anos e costuma regredir espontaneamente. Há vacina para prevenção. O SUS passará a oferecer vacina contra o HPV para meninas de 10 e 11 anos, com autorização dos pais ou responsáveis, a partir de março de 2014.

Se não tratar, quais são as complicações? 
As verrugas podem crescer em tamanho e número. E algumas lesões podem ser de alto risco, precursoras de tumores malignos, levando ao câncer em casos de ausência de tratamento.

8 - Sífilis
O que é? 
Também conhecida com cancro duro ou lues, é uma doença que apresenta três estágios e é causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

Quais são os principais sintomas? 
A sífilis primária se manifesta por meio de ulcerações nos órgãos genitais, lesões endurecidas e indolores. Na secundária, ocorrem lesões avermelhadas em mãos, pés, mucosa oral, além de febre, mal-estar e dor de cabeça. Já a terciária, o último estágio, apresenta comprometimento do sistema nervoso central, sistema cardiovascular e ossos.

Em todos os casos, apresenta sintomas? 
Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa, como informou o Ministério da Saúde. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, a falsa impressão de cura.

Como é feito o diagnóstico? 
É feito normalmente por exames de sangue, o VDRL e o FTA-Abs.

Como é o tratamento? 
Usa-se a penicilina e a dosagem varia de acordo com o estágio da doença. O tratamento pode durar de uma a três semanas.

Tem cura? 
Sim.

Se não tratar, quais são as complicações? 
As complicações ocorrem na sífilis terciária e neonatal. Na terciária, podem ocorrer problemas neurológicos, como paralisias e convulsões, além de danos cardiovasculares, como insuficiência cardíaca. Na neonatal, pode ocorrer aborto, parto prematuro, baixo peso ao nascer, surdez e danos visuais.

Fonte: Terra



AddThis