Serviços do Samu ainda não chegaram a todo o Estado

Ainda não há data prevista para a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Cariri. Alguns municípios se preparam para iniciar os serviços e a expectativa é até dezembro desde ano. A fase de mapeamento e reconhecimento de território das áreas estratégicas onde serão instaladas as bases dos serviços está sendo finalizada. Com isso, será elaborado o desenho da rede, segundo a coordenação Estadual de Urgência e Emergência do Estado do Ceará.

Até a finalização desses serviços serão destinados 90 dias para ser iniciada a operacionalização. No Estado, a região que conta com mais avanços nesse setor é o Litoral Leste e cidades Maciço de Baturité. As duas cidades no Estado, que primeiro implantaram o sistema de emergência foram Fortaleza e Sobral, por meio dos municípios. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a meta é avançar em todas as regiões por conta da demanda de serviços, mas há todo um planejamento para que haja a implementação, que não chega a ser tão simples no seu processo de administração, por conta com sistema integrado.

No caso do Polo 3, que insere o Cariri, conforme a Assessoria de Imprensa, há um planejamento de área, já que não dá para serem implantadas bases em áreas que não sejam estratégias bem estudadas, no sentido de mobilização dos veículos. As ambulâncias são cedidas pelo Governo Federal. De acordo com a Sesa, em alguns Estados há avanços e outros sequer implantaram o projeto.

A região do Cariri contará com 36 ambulâncias, com unidades básicas, para 100 mil habitantes e bases de suporte avançado, para o atendimento de até 400 mil habitantes. Enquanto esses serviços não chegam à região, a população tem serviços precários, e grande parte dos veículos disponíveis nas cidades são insuficientes e precários.

Em Juazeiro do Norte, a frota disponível passou por melhorias, mas a maioria dos carros funciona de forma precária e com a falta dos equipamentos necessários para ambulâncias.

A meta era que os serviços do Samu fossem iniciados até o mês de julho, mas a justificativa da Secretaria é que houve as mudanças de gestão e esse processo, que já havia passado por uma conscientização dos gestores, teve que ser replanejado pelas administrações, de como seriam implementados.

Em Crato, o local para implantação dos serviços já foi escolhido. Segundo a secretária de Saúde, Aline Franca, o local será numa área estratégica, no Centro Administrativo, na antiga garagem da Secretaria. O Polo 3 insere a regional do Cariri. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, toda a região terá cobertura dos serviços.

O mapeamento das áreas está sendo efetuado, justamente para traçar pontos estratégicos para implementação do Samu. Essas bases serão instaladas em pontos baseados no tempo-resposta, acesso fácil, locais próximos às BRs, e onde há maiores registros de acidentes.

O sistema contará com a participação dos governos federal, estadual e os municípios e a forma de rateio entre as cidades está sendo estudada, para efetivação dos serviços. O funcionamento do SAMU será através de uma regulação, com profissionais especializados.

Cada base fará um levantamento de demanda da população. Na 20ª Coordenadoria Regional de Saúde (20ªCeres) estarão em funcionamento, quatro bases, entre elas a de Crato, Várzea Alegre, Campos Sales e Araripe, inicialmente. Nesses espaços, vão ter centrais onde os serviços serão solicitados por meio de regulação.

No caso do Crato, Aline destaca que o município contará com uma equipe multiprofissional e uma ambulância avançada, com uma estrutura de UTI, com médicos, motorista capacitado, uma equipe de para-médicos e técnicos de enfermagem que vão compor a equipe. Os profissionais vão ser contratados pelo Estado. Para o Crato serão entregues três ambulâncias. "Essas ambulâncias serão um reforço muito importante dentro dos serviços de atendimento", destaca.

Ela afirma que a disponibilidade atual de ambulâncias para os serviços e diz que há uma grande demanda, por conta principalmente da violência no trânsito, além da necessidade de melhoria dos transportes, alguns deles precisando manutenções constantes. Em Crato, funcionam atualmente cinco ambulâncias, três delas na sede e duas nos distritos. Ela disse que a meta é o município também irá reforçar o serviço, com a compra de mais ambulância para a cidade.

A próxima etapa dos serviços na cidade, segundo ela, depende do Estado, e está voltada para a seleção dos profissionais e a aquisição dos equipamentos. Conforme a secretária, o município vai entrar com todo o custeio, com a manutenção dos veículos, combustível, e o Estado com os profissionais e o financiamento para entrar no custeio com o Ministério da Saúde.

Enquanto isso, os próprios usuários reclamam do péssimo serviços. No caso de um acidente em maiores proporções, órgãos como o Corpo de Bombeiros tem que entrar em ação para o atendimento, em cidades como Juazeiro do Norte. A única Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel existente na cidade, não funciona de forma integral, segundo um dos motoristas.

A implantação do serviço aos pacientes da região previa no início a inserção de mais 39 ambulâncias, no Polo 3, que inclui a região, para atender 44 cidades da macrorregião, no Cariri e algumas cidades do Centro-Sul. Juazeiro irá centralizar o Samu, que terá sede no Centro Multifuncional. O prédio ainda está em conclusão nas proximidades do Mercado dos Romeiros.

De acordo com a Secretaria, o Polo 1 do Samu Ceará 192 dará cobertura aos municípios de dez regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central. A exceção é Fortaleza, que tem serviço próprio. Com a ampliação, o serviço dará cobertura à população de 2,9 milhões de habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do Interior do Estado. A universalização da cobertura feita pela Sesa se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri.

Rede pública conta com veículo especial
O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192.

O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento. O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca.

Mais informações
Secretaria da Saúde do Estado
Sede em Fortaleza
Telefones: (88) 3101.5221 / 8733.8213
Twitter: @SaudeCeara

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis