Santana do Cariri (CE): Beatificação de Benigna é esperada para setembro

São mais de 100 depoimentos de graças alcançadas descritos em um calhamaço de documentos. Esses incluem 10 testemunhos de contemporâneos de Benigna Cardoso da Silva, a jovem mártir que foi assassinada aos 13 anos, a golpes de facão, para defender a sua castidade. O crime bárbaro chocou a pequena cidade de Santana do Cariri, há quase 72 anos. 

Daquele fatídico 24 outubro de 1941 a devoção à menina que passou a ser conhecida como a "mártir da pureza" tem crescido, ao ponto de ter esse reconhecimento pelo Vaticano, que aceitou, no início deste ano, o pedido de análise do processo diocesano, em prol da beatificação. O trabalho será finalizado em 17 de setembro deste ano. A história de Benigna poderá se tornar o primeiro caso de beatificação do Estado do Ceará.

A entrega da documentação no Vaticano está marcada para o dia 7 de outubro, e será realizada pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, e o postulante da causa de Benigna, pela Diocese, o monsenhor italiano, Vitaliano Mattioli. A farta documentação, que poderá chegar a mais de 300 páginas, traduzidas para o latim e italiano, será avaliada por duas comissões, uma formada por cardeais e a outra histórica. Para o postulante, esse processo de análise não irá durar menos de um ano, ou até um ano e meio, por conta dos detalhes técnicos, minuciosos, que devem ser vistos.

Após a aceitação da causa da menina mártir, agora "serva de Deus", aumenta a devoção e as orações são constantes pela beatificação. Em Santana do Cariri, as visitas têm sido maiores na própria paróquia de Nossa Senhora Sant´Ana, onde estão sepultados os restos mortais de Benigna, que passaram por autópsia ano passado, um dos passos de comprovação da sua existência, diante do processo, aliando aos depoimentos dos seus contemporâneos. A adolescente ainda possui irmãs de criação, na cidade, que aguardam com expectativa a beatificação da menina que consideram santa.

Detalhes
O monsenhor Vitaliano Mattioli, autorizado pela Diocese do Crato, foi a Roma durante esta semana, para verificar os detalhes finais para o fechamento do processo, que será examinado no Vaticano.

O trabalho de mais dois anos, em que foram reunidos diversos documentos, inclusive dos testemunhos dos milagres, foi desenvolvido por meio de uma comissão diocesana. Em Roma, será escolhido um novo postulante pelo bispo diocesano, para acompanhar o processo, já que ele deve residir no local.

Um dos integrantes do grupo é Sandro Cidrão. Ele escreveu sobre Benigna e chamou a atenção o caso da menina, que ainda hoje tem sido alvo de curiosidade por parte de estrangeiros. Segundo o chanceler da Cúria Diocesana, Armando Rafael, são recebidas cartas de forma constante de países como a Itália, pedindo mais esclarecimentos sobre a história da mártir.

Pelo menos dois aspectos são considerados relevantes para a análise do caso da menina mártir. Um deles, é com a sua condição de heroína em defesa de suas virtudes e da castidade. A outra é relacionada a sua condição de pureza. Após essa análise, o processo será encaminhado para a assinatura do papa, para a posterior beatificação.

O monsenhor classifica esse trabalho por parte do Vaticano, como extremamente técnico, em que se necessita atender a muitos critérios técnicos. No último sábado, durante praticamente o dia inteiro, todos esses detalhes foram avaliados, para o fechamento dos trabalhos em setembro. Ele disse que ainda falta incluir apenas um depoimento e concluir a tradução do documento, entre outros aspectos.

Mais informações
Paróquia Senhora Sant´Ana
Rua Padre Cristiano, 304
Centro
Santana do Cariri
Telefone (88) 3545.1485

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis