Sabe quanto um fumante pode custar ao ano para o empregador?

Você é fumante ou trabalha com algum? Para quem fuma, é muito comum dar aquela paradinha no serviço para alimentar o vício ao menos umas quatro ou cinco vezes durante a jornada diária. Alguns podem chegar a parar até mais vezes para isso. Esse tipo de rotina pode custar muito para a empresa que o emprega.

Quer ver? De acordo com uma pesquisa norte-americana feita pela Universidade de Ohio — que também realizou uma análise de dados coletados de estudos anteriores sobre os custos do tabagismo — um fumante custa a um empregador privado nos Estados Unidos um extra de 5.816 dólares ao ano em comparação com um não fumante.

Detalhes e custos
Desse total acima, os pesquisadores estimaram que o maior custo, de 3.077 dólares por ano, vem das pausas para fumar, o que leva a uma falta de produção do trabalhador e consequente prejuízo da empresa. Segundo os resultados da pesquisa, a média de pausas é de cinco por dia, em comparação com as três normalmente sancionadas para a maioria dos trabalhadores.

O segundo maior custo, de 2.056 dólares, foi relacionado com o excesso das despesas de saúde. Obviamente, os fumantes costumam ter mais problemas de saúde do que aqueles que não fumam, incluindo doenças cardíacas, pulmonares e vários tipos de câncer.

Os custos restantes vieram de aumento do absentismo, ou seja, das faltas dos funcionários fumantes no trabalho e perda de produtividade, talvez devido aos efeitos da abstinência da nicotina em quem está querendo parar de fumar. Os pesquisadores descobriram que os fumantes perdem cerca de dois dias e meio de trabalho a cada ano devido a esses problemas.

"Nós certamente incentivamos as empresas a oferecer programas de controle do tabagismo. Pelo menos, para as grandes empresas, é altamente benéfico para economizar dinheiro ao longo do tempo", disse Mica Berman, o principal autor da pesquisa.

Fonte: Mega Curioso



AddThis