Juazeiro do Norte (CE): Permissionários de Mercado fazem protesto

Permissionários do Mercado José Teófilo Machado, em Juazeiro do Norte, realizaram ontem, manifestação contra a atual gestão do mercado, que vem sendo realizada pela SR Empreendimentos. Os vendedores do Município têm o apoio da Câmara de Vereadores, que critica a administração de outros equipamentos da cidade pela empresa e a suposta falta de cumprimento de cláusulas do contrato com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, a exemplo do repasse de 2% ao Município. Permissionários estão prestes a serem despejados e alegam estar pagando os boxes, mas por meio de conta judicial.

São cerca de 500 trabalhadores no local. Na manifestação, havia cerca de 100 pessoas, que chegaram a paralisar por alguns momentos o trânsito entre as ruas Leão XIII e São Pedro, no Centro da cidade, para realizarem adesivagens nos veículos, em que expõem a insatisfação com a administração pela SR Empreendimentos. A empresa pertence ao empresário Sílvio Rui, que administra outros mercados públicos da cidade, como o João Cabral, onde há comercialização de peixes, e também o Mercado do Pirajá, maior fornecedor de hortifrutigranjeiros da região do Cariri.

Durante a manifestação, foram expostas as insatisfações dos permissionários, e os vereadores disseram que vão dar total apoio à causa dos vendedores, que já marcaram uma nova reunião às 19h de terça-feira, na Câmara Municipal, para debater o problema.

Conforme o contrato com a empresa de Sílvio Rui, o mercado conhecido por Senhora Santana, deverá ser administrado por 15 anos pela empresa.

Perdas
Os comerciantes afirmam que estão tendo prejuízos no local em até 80% e alegam que as portas principais estão fechadas, prejudicando a entrada dos clientes. O motivo seria uma construção dos boxes numa praça externa, anexa ao prédio do mercado, que deveria ter sido concluída há dois anos.

A obra já vai em quatro anos e não há previsão de término. Segundo o presidente da Associação dos Permissionários, Edson Cordeiro, não houve melhorias durante os últimos anos, e a situação está bem pior. Ele disseque os clientes a cada dia se afastam mais do espaço público.

Segundo o vereador Gladson Bezerra, não houve as reformas dos mercados, previstas no contrato, além dos repasses da empresa à Prefeitura. Ele disse que os gestores da SR não dão satisfação à administração local e, para piorar a situação, estão entrando com ações de despejo dos permissionários, que ele considera a gota d´água da situação. "Um dos dirigentes da associação do mercado está prestes a perder o seu espaço no local".

Conta judicial
Essa situação é por conta dos pagamentos dos permissionários, por medida de segurança, de acordo com a Associação dos Permissionários dos Mercado José Teófilo Machado, estarem sendo feitos por meio de conta judicial, conforme o vereador. Mesmo procurada pela reportagem, com contato por meio da administradora da SR Empreendimentos, no Hotel Municipal de Juazeiro do Norte, não houve retorno.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis