Juazeiro do Norte (CE): Gestão do mercado público gera polêmica

Permissionários do Mercado José Teófilo Machado, o Senhora Santana, neste município, ameaçam paralisar atividades no local, por não aceitarem a atual administração da empresa SR Empreendimentos naquele espaço público, cedido para administração terceirizada por meio de contrato. Hoje, vendedores, muitos deles há mais de duas décadas instalados nas dependências do lugar, estarão participando de uma manifestação a partir do meio-dia de hoje, para protestar contra a forma como o espaço vem sendo gerido. Eles farão adesivagem nos veículos, levando à população o atual estado do espaço público.

São mais de 500 pequenos comerciantes que dizem estar no prejuízo desde que a administração do Mercado Senhora Santana passou a ser terceirizado. O local se encontra com a maioria dos portões de acesso fechada para a continuidade das reformas no local. Dizem que isto tem prejudicado os permissionários, já que os serviços não têm andamento. Muitos vendedores apontam prejuízos que chegam a até 80% de queda nas vendas.

Outro grande problema apontado por eles é que alguns permissionários estão com ordens de despejo. Segundo a Associação dos Permissionários do Mercado José Teófilo Machado, são cerca de 15 comerciantes nesta situação de ameaça. Os outros vendedores que ficam numa praça anexa ao mercado, espaço que acabou sendo uma área ampliada do local público, estão ocupando uma rua ao lado, a Senhora Santana. Eles reclamam da falta de clientela, pela dificuldade de acesso e o grande número de barraqueiros.

São cerca de 200 vendedores que tiveram que se retirar da área onde comercializavam os seus produtos, enquanto os novos boxes são construídos. Só que a construção já dura cerca de quatro anos, e ultrapassa o prazo que foi estipulado, de praticamente dois anos, prejudicando quem comercializada dentro e também fora do mercado.

Condições precárias
Os vendedores afirmam que nunca estiveram em piores condições. O mercado, a exemplo de outros na cidade, foi terceirizado com a promessa de melhorias, mas até o momento, segundo o presidente da Associação dos Permissionários, Edson Cordeiro, está cada vez pior, sem manutenção, energia precária, abastecimento, o piso nunca foi concluído e nem os boxes reformados. Segundo ele, o local se encontra em total abandono e a clientela tem se afastado há muito tempo. Ele é um dos permissionários que se encontra com ordem de despejo.

A clientela em potencial do espaço é de romeiros que vêm ao Juazeiro, principalmente no segundo semestre do ano, período das grandes romarias. Segundo a vendedora Maria da Paz Alves, hoje essas pessoa sequer estão frequentando o local.

"As pessoas não têm o interesse de entrar num local de portas fechadas e sem acesso, já que até os degraus foram destruídos, pela entrada da praça", diz ela.

A problemática foi denunciada recentemente na Câmara Municipal por um grupo de permissionários. Uma comissão de nove vereadores foi até o local para verificar as queixas dos feirantes. Este é só mais um capítulo da problemática que envolve a empresa que, há vários anos, administra mercados públicos em Juazeiro do Norte e é alvo de denúncias no Legislativo municipal.

Outro onde já foram realizadas manifestações, no Pirajá, os comerciantes reclamam de serviços não concluídos ou tão somente elaborados sem o devido acordo com os permissionários. No Pirajá, já foram registrados protestos e os vendedores chegaram a interditar a Avenida Ailton Gomes, a menos de dois anos, por conta das problemáticas de estrutura e administração no local e construções que incomodavam os vendedores. O próprio Ministério Público já verificou os problemas ´in loco´.

Prejuízos
Para Edson, o problema se torna mais grave no Senhora Santana, por haver prejuízos. "Desde que a empresa passou a administrar o mercado que temos prejuízos, por conta dessas construções que não terminam e da falta total de assistência", diz ele. O vereador, Cláudio Luz classifica a administração dos mercados de "fracasso". Ele esteve participando da visita ao local com os outros parlamentares.

Segundo Luz, a SR Empreedimentos não cumpre os contratos assinados com a Prefeitura e agora vem ajuizando ações de despejos de muitos permissionários. "Essas ações representam um absurdo, já que a SR descumpre os contratos e agora vem penalizar novamente os permissionários, que já sofrem com a péssima gestão dos mercados", afirma.

A Câmara Municipal recebeu os permissionários e apoiou por unanimidade a decisão de que a Prefeitura rescinda os contratos com a empresa. Na visita técnica no local, os parlamentares verificaram as péssimas condições do mercado e a estrutura da obra inacabada ao lado do mercado.

Uma das administradoras da empresa SR Empreendimentos, em Juazeiro do Norte, foi contatada, mas não deu retorno até o fechamento desta edição. Os próprios permissionários se ressentem de não ter a quem reclamar do que eles consideram descaso na cidade.

Mais informações
Associação dos Permissionários do Mercado José Teófilo Machado
Rua Senhora Santana - S/N
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 8839.1544

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis