Juazeiro do Norte (CE): Festa de Nossa Sra. das Dores abrirá ano de romarias

Começam os preparativos para o início do ciclo das grandes romarias neste município. O Ministério Público Estadual tem acompanhado o processo, juntamente com as instituições responsáveis pelos trabalhos de organização e infraestrutura, além do receptivo aos romeiros. A Romaria de Nossa Senhora das Dores será iniciada em 1º de setembro, e vai até o dia 15, data da grande procissão em louvor à santa.

Um dos itens que tem chamado a atenção da Igreja Católica é o fortalecimento da segurança na cidade. As reclamações de romeiros assaltados durante os festejos são constantes junto à paróquia local.

Conforme a Secretaria de Segurança do Município, serão destacados 145 homens da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para auxiliar nos trabalhos. Haverá reforço da Polícia Militar na cidade, inclusive com a cavalaria. Em média, deverão estar fazendo a segurança da cidade no período mais de 300 .

Comércio informal
Este ano, está sendo realizado o cadastramento dos vendedores ambulantes, pela Secretaria de Meio Ambiente, no Centro de Apoio aos Romeiros, em frente à Basílica de Nossa Senhora das Dores. Neste ano, não será permitida a instalação de barracas e boxes nas ruas e avenidas nas proximidades da Igreja Matriz e das igrejas do Socorro, São Miguel e dos Franciscanos. Serão instalados banheiros químicos nas áreas de concentração e, diariamente, a Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros irão colocar equipes de fiscalização nas ruas.

De acordo com o secretário Ivan Bezerra, quem desrespeitar as normas estabelecidas, e não realizar o cadastramento, deve ter o material apreendido pelos fiscais. "O comerciante terá à sua disposição um boxe no Centro de Apoio aos Romeiros para instalar sua barraca, seja de comida ou artigos religiosos", diz.

A promotora de Justiça, Alessandra Magda Monteiro, constatou melhorias relacionadas às romarias, mas que, a cada encontro, surgem novidades interessantes. "O Ministério Público quer o melhor para Juazeiro, seu povo e seus romeiros", diz ela.

Mas a grande preocupação ainda está relacionada, além da segurança, com as hospedagens. Os romeiros, a cada ano, segundo a Igreja Católica, reclamam dos preços praticados pelos donos de ranchos e pousadas. Os locais já receberam a inspeção do Ministério Público para se adequarem, principalmente, às normas sanitárias.

Segundo o Padre Joaquim Cláudio, da Basílica, a preocupação em relação à segurança é um dos itens importantes, mas tem também a falta d´água que afeta muitos locais no Centro da cidade. Ele solicitou à Cagece uma atenção especial em relação ao problema.

De acordo com o secretário Luiz Ivan, a partir desta romaria, todos os barraqueiros vão ter que comercializar os seus produtos no Centro de Apoio aos Romeiros. Ele disse que não irá tolerar a invasão das ruas por barraqueiros, nos locais não autorizados. A meta é chegar na Romaria de Finados, em novembro, com todas as barracas padronizadas, conforme acontece em na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Na Romaria de Nossa Senhora das Dores, o município registra uma predominância maior de devotos vindos dos Estados de Alagoas e Pernambuco.

Mais informações
Secretaria de Cultura e
Romaria de Juazeiro, Rua Santo Agostinho, Centro
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3512.3380

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis