Fotografia inspira olhar de jovens no Cariri

Agosto é da fotografia no Cariri. E, ao gosto dos amantes da imagem e da luz, foi aberta na noite deste sábado (10), na Galeria do Sesc de Juazeiro do Norte, a exposição Nossos Olhos, resultado de uma expedição realizada por mais de um ano, na área do Geopark Araripe. São os quadrilheiros, formado por admiradores da arte fotográfica, que fundem olhares, dialogam e levam ao público caririense, até o dia 6 de setembro, à exposição de fotografias de 15 dos 45 participantes do grupo.

O trabalho compõe, primeiramente, o ´Agosto Fotográfico´, que vem em companhia de ´ Conversas Fotográficas´ e da ´Festa da Fotografia´, que ocorre no próximo dia 17, dentro das comemorações do Dia Mundial da Fotografia, em 19 de agosto. A programação envolve, também, oficinas com o pesquisador Titus Riedl, coordenador dos trabalhos, em parceria com a fotógrafa e produtora cultural, Nívia Uchoa, além do fotógrafo Allan Bastos.

Para Nívia, o trabalho da "Quadrilha Fotográfica" explica como foi intitulado o grupo, na busca de captar a alma das pessoas, apura o efêmero da fotografia, que traz uma linguagem particularizada para os tempos de imagens digitais. Ela destaca a tentativa de capturar algo a mais, sempre, dentro de um processo que continua. "Na verdade, a maior parte do grupo é de pessoas leigas no assunto, mas que acima de tudo admira a fotografia", explica.

Linguagens

De acordo com Nívia Uchoa, trata-se de um encontro com as diversas linguagens da fotografia a partir do olhar de cada um, no sentido de expor, assistir ensaios, mapear identidades, cotidianos, culturas, traços identitários através do olhar de fotógrafos e amantes. O trabalho, segundo ela, vai permear o olhar autoral, através da apresentação e leitura de imagens que cada participante apresenta.

Natureza
Foram visitadas pelo grupo as cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Missão Velha. A natureza foi contemplada com novos focos. Uma das participantes do grupo, a estudante Tayná Amaral, afirma que a experiência resultou em quatro dos seus cliques na exposição, sendo enriquecedora e produtiva. "Uma oportunidade de poder ouvir opiniões sobre o trabalho, a estética. A captação da luz pelo olhar de cada um se tornou objeto de análise. Algo que nos fez aprender mais sobre essa linguagem", avalia. Para ela, as atividades em campo representaram um processo de construção. Os curadores do trabalho fizeram um apanhado das melhores fotografias, para compor a exposição. Uma descoberta, segundo Nívea, muito mais do cotidiano, por meio de uma visão efêmera que se traduz na superficialidade de uma linguagem, o que caracteriza bem os tempos atuais da fotografia e do próprio comportamento com a imagem.

De acordo com os organizadores, o Conversas Fotográficas pretende fazer um diálogo para comunidade, no âmbito acadêmico e sobretudo ir ao encontro do olhar de cada um na contemporaneidade, entre o individual e o coletivo, através de seus universos cotidianos e de suas identidades culturais. "Para, então, garantir assim um código de construção e conhecimento das fotografias produzidas e apresentadas por cada participante", ressalta Nívia.

O objetivo do encontro é também exibir e conversar sobre as imagens de cada participante, realizar uma leitura critica através da observação e leitura de imagens de fotógrafos, fotógrafas e amantes da fotografia. Além disso, observar como é uma edição, elaboração, conceituação do olhar de cada um, além de fomentar a formação de plateia para a fotografia. Algo que nos últimos anos tem crescido no Cariri.

Mais informações
Exposição Agosto Fotográfico
Galeria Sesc - Juazeiro do Norte
Rua São Pedro - 227
Praça da Matriz
Telefone: (88) 3511.1729

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis