Crato (CE): Tem início a festa da padroeira

Uma carreata com cerca de 3 mil veículos abriu, na noite de ontem, neste município, a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. Os fiéis saíram do Estádio Mirandão em direção ao Centro da cidade, finalizando percurso de frente à Catedral da Sé, onde está montado um grande palco para os festejos até o dia 1º de setembro. Neste ano, comemora-se os 245 anos de paróquia e 99 anos como Catedral da Sé.

O tema da festa este ano é: "Com a Mãe da Penha seguimos Jesus, nossa luz". O cortejo passou por várias paróquias da cidade, em direção à Sé Catedral, onde houve hasteamento das bandeiras e palavra de abertura. O primeiro noitário aconteceu em louvor aos motoristas, mototaxistas e motoqueiros.

Uma grande programação será cumprida nos próximos dias em louvor à Nossa Senhora da Penha. A festa, em sua abertura, coincide com o Dia do Folclore, em que há manifestações culturais no centro da cidade e Praça da Sé. A parte social da festa é realizada de frente à paróquia. Segundo o Padre Edmilson Neves, pároco e cura da Catedral de Crato, a preparação para os festejos à Nossa Senhora da Penha foi iniciada há vários meses e, neste ano, realizada de forma diferente, com a pré-festa, durante nove dias, como forma de dar maior visibilidade na área da paróquia.

Convites
Toda a equipe de organização dos festejos está pronta para atuar durante as comemorações. Já foi iniciada a entrega de 30 mil convites com a programação religiosa, em toda a cidade. "É um momento de alegria, com grande participação", diz o padre. Segundo ele, a devoção à santa tem sido maior a cada ano, e foi iniciada há 245 anos, na cidade.

O pároco destaca o tema da festa relacionado a Jesus, tendo a ´Mãe da Penha´ como a portadora da Luz. Neste ano, a estimativa de público durante as quermesses, missas, novenas, caminhadas e procissões, com o grande cortejo no dia 1º, feriado municipal na cidade do Crato, é de mais de 70 mil pessoas. "Tivemos ano passado um público surpreendente nas ruas da cidade e queremos repetir esse grande fervor, com a participação dos fiéis este ano", antecipa.

Origem
A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos. A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda(PE). Está preservada na paróquia. A imagem teria vindo para o Crato por ter ficado pequena no altar construído na basílica em Pernambuco.

Mais informações
Festa de Nossa Senhora da Penha
Casa Paroquial da Sé Catedral
Rua Miguel Limaverde, 624
Centro - Crato - CE
Telefone (88): 3523.8698 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis