Crato (CE): Fundação Araripe e instituições parceiras levam experiência à feira regional

A Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe (FAraripe), esteve participando da ExpoCrato 2013, com um stand levando aos visitantes os projetos e experiência vividas na área do semiárido. São trabalhos desenvolvidos em prol das comunidades de áreas dos Estado do Ceará, Pernambuco e Piauí, para promoção da sustentabilidade ambiental e melhor convivência do homem com a seca.

Além das experiências, foram levados ao público diversos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos integrantes das organizações não governamentais, associações, que atuam em parceria com os projetos da Fundação. Um deles está voltado para o extrativismo vegetal na região, inserindo as comunidades de áreas como o sítio Macaúba, No município de Barbalha, de mulheres que atuam na extração do óleo do côco Babaçu e experiência também do Município cratense.

Esse trabalho faz parte das ações do projeto ‘Produção do Arranjo Produtivo do Babaçu e Pequi’, que vem sendo desenvolvido na região do Cariri. Mais de mil famílias da região sobrevivem do setor extrativista no Cariri. Segundo o coordenador, Cristiano Cardoso, o projeto envolve comunidades dos municípios de Barbalha, Jardim, Santana do Cariri, Missão Velha, Crato, dentre outras cidades onde há a produção extrativista. Com duração de um ano, já reuniu as comunidades em oficinas de planejamento, para a realização de mapeamento e levantamento das áreas.

A finalidade é diagnosticar a cadeia e compreender os entraves que existem e quem está atuando nesse processo, o quanto se produz e deixa de aproveitar. O projeto tem apoio de órgãos federais e Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud). Cristiano Cardoso destaca a importância econômica para a região desses produtos, principalmente no período de safra, promovendo o aquecimento da economia local. “Em torno de 15% a 20% no campo da agricultura podem ser estimulados por esses produtos”, estima.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis