Crato (CE): Cadeia produtiva da Macaúba será tema de debate

Integrantes da Cadeia Produtiva da Sociobiodiversidade da Chapada do Araripe de cidades do Cariri estarão reunidos, nesta sexta-feira, às 14 horas, para reunião no intuito de promover o segmento. A atividade será coordenada por técnicos da Fundação Araripe, em parceria com a Coordenação Geral de Biocombustíveis, da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na ocasião, estarão reunidos representantes de comunidades que trabalham com a Macaúba.

O evento reúne cerca de 30 participantes, entre técnicos, produtores de comunidades de Crato, Barbalha e Nova Olinda. Também estarão presentes integrantes de áreas onde há a ocorrência da macaúba. Entre as comunidades extrativistas estarão os sítios Nunes e Santo Antônio, e distrito de Arajara, em Barbalha, além da serra das Palmeiras e sítio Zabelê, em Nova Olinda.

Na reunião, que terá a participação do consultor do Ministério, Arnaldo Oliveira, haverá apresentação de ações desenvolvidas pelo MDA, voltadas para a sociobiodiversidade da cadeia produtiva. Também serão relatadas as atividades dos participantes, num processo integrado de compartilhamento de ideias.

Dentro do projeto, também é debatida a Promoção do Arranjo Produtivo do Babaçu e Pequi para Povos e Comunidades Tradicionais na Mesorregião do Sul Cearense. Já foi realizado mapeamento das áreas onde há ocorrência desses produtos, além de recente participação da Fundação Araripe durante a ExpoCrato, estimulando os produtores e realizarem a apresentação e divulgação dos seus produtos.

A finalidade do projeto, desenvolvido por meio da Fundação, com sede em Crato, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é fortalecer as cadeias produtivas do pequi, babaçu e outras ocorrências, como a macaúba. Este ano, já foi realizado o 1º Módulo da Oficina de Planejamento, que aconteceu em janeiro, na cidade de Juazeiro do Norte, e mais recentemente, a II Oficina de Arranjos Produtivos Locais (APL), dentro do projeto Promoção do Arranjo Produtivo.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis