Simpósio sobre Padre Cícero trará nova reflexão ao tema

O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, que terá como tema principal "E... onde está ele?", teve lançamento oficial pela comissão de pesquisadores que está à frente da elaboração do projeto do evento, que acontecerá de 19 a 24 de maio de 2014, em Juazeiro do Norte. O simpósio será realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e deverá provocar novas reflexões ao tema.

Segundo a pró-Reitora de Extensão, professora Sandra Nancy Freire, o evento acontece em sintonia com os eventos precedentes, realizados nos anos de 1988, 1989 e 2004. De acordo com a comissão de elaboração do evento, formada por pesquisadores, a proposta do Simpósio é contribuir para as reflexões acerca desse personagem - e de tudo que a sua volta se aglutina - que, ao longo da história, vem sendo alvo de contínuas apropriações: sociais, políticas, econômicas, intelectuais, religiosas e culturais.

Conforme o grupo, o tema "E... onde está ele?" será o eixo norteador das discussões, dentro da necessidade de pensar também em termos nacionais e globais, à luz da presença e das diversas interpretações "do e sobre" o Padre Cícero, e não apenas Juazeiro ou a Região do Cariri. Pretende-se ampliar os debates realizados pelos outros simpósios já realizados.

Em 2014, serão comemorados os 100 anos da morte da beata Maria de Araújo, os 80 anos da morte do Padre Cícero, assim como o centenário da Sedição de 1914, da instalação da cidade de Juazeiro do Norte e da criação da Diocese de Crato.

Atração cultural
Conforme a comissão, esses são fatos de extremo significativo que não se restringiram apenas a Juazeiro do Norte, pois terminaram por constituir a localidade como polo de irradiação e de atração cultural, social e religiosa, além de desenvolvimento nos sertões nordestinos.

A comissão dos pesquisadores, que tem se reunido às terças-feiras na Universidade, é formada pela professora Sandra Nancy Freire; as pesquisadoras Renata Marinho Paz, Maria do Carmo Pagan Forti, Paula Jacinto Cordeiro, Fátima Pinho, e os professores José Carlos dos Santos e Ivan Queiroz. A comissão foi instituída por meio de portaria assinada pela Reitora da Urca, professora Otonite Cortez. Para a pró-reitora, o simpósio contribuirá, no âmbito acadêmico, para fomentar novas pesquisas que tenham como foco o Padre Cícero, a beata Maria de Araújo e o Juazeiro, possibilitando novos olhares e interpretações sobre os temas.

Segundo a pesquisadora Maria do Carmo Pagan Forti, o tema tem o intuito de estimular, fazendo com que as pessoas sejam instigadas pela reflexão que provoca, principalmente no âmbito da pesquisa.

A pró-reitora Nancy Freire confirma ser um novo momento de reflexão. Já a professora Fátima Pinho destaca a importância de perceber com esse tema, que o Padre Cícero não é apenas do Juazeiro, hoje, mas perpassa temporalmente e espacialmente as fronteiras, em vários setores.

Oficinas
O evento constará de conferências, mesas redondas, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas e visitas guiadas. A Urca, através da comissão encarregada de organizar este IV Simpósio sobre o Padre Cícero, convida e saúda antecipadamente todos os participantes, no ensejo de que as reflexões e debates possam contribuir para a construção de um olhar ainda mais plural e denso sobre o Padre Cícero e a realidade em que todos estão inseridos no âmbito municipal.

Mais informações
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Pró-Reitoria de Extensão
Telefone (88) 3102.1244

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis