Mercado do rock avança no Cariri

Se o Nordeste é forrozeiro por natureza, isso não impede que o rock se alastre por toda a região. Os fãs do ritmo têm estilo próprio e muita atitude, o que os identifica onde quer que estejam. Roupas pretas e acessórios diferentes identificam um rockeiro de verdade, mas isso não significa que quem não anda assim, não goste do estilo.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, "a cultura de Juazeiro do Norte está ficando mais eclética, o rock está sendo cada vez mais adaptado a nossa realidade, e o comércio percebe essa adaptação de forma positiva".

O Dia Mundial do Rock, que foi comemorado no sábado passado, 13 de julho, ainda não é uma data que cause tanto impacto ao comércio, mas pode ser que com o passar do tempo, se crie a tradição de dar presentes aos roqueiros da família e amigos, como já é costume em outras ocasiões.

Expansão
Os fãs da região do Cariri, especialmente de Juazeiro do Norte, estão atentos. Apesar de a cultura regional dar ênfase a outros ritmos, o rock ganha mais espaço a cada dia.

Há 20 anos, a loja Porão Rock é uma opção para o público da região encontrar os artigos que remetam a este estilo. Cd´s e dvd´s de bandas ou cantores que não são encontrados tão facilmente nas lojas "comuns", podem ser encontrados na Porão.

Welson Mota, proprietário dessa loja, conta que quando pensou em montar uma loja diferente em Juazeiro, "as pessoas estranharam, mas com o tempo isso foi mudando, e hoje, a loja, já é bem aceita". Dentre os produtos mais procurados, o comerciante conta que "as mídias e acessórios são os campeões de venda".

Perfil novo
Muitas bandas de rock têm surgido na região do Cariri, desde o rock "mais leve" até o heavy metal. Amanda Viriato, vocalista da banda Laments of Soul, diz que "o público tem crescido bastante em Juazeiro, mesmo quem não curte o ritmo, escuta a nossa banda, para conhecer, e acaba gostando". Mesmo quem não gosta de ouvir o rock, adapta algum item do estilo, como acessórios por exemplo "hoje em dia a gente sempre vê alguma peça com uma caveirinha, ou algo do tipo" diz Amanda.

Os consumidores percebem o estímulo do rock para o comércio da região. Eryvelton Alves, 28, cliente da loja, afirma que "além do rock já ter um público específico, sempre tem os eventos que ajudam a vender". Os eventos que atraem os fãs do ritmo sempre trazem atrações como bandas covers de grandes nomes, como The Beatles, Metallica, Megadeth, entre outros.

Outro segmento que lucra bastante através do rock n´ roll é o de instrumentos musicais. Mas mesmo crescendo o números de adeptos do rock, em Juazeiro do Norte, não há mais que três lojas de instrumentos musicais. Neuma Marcelino, da loja Fonte Musical, fala "as guitarras e contrabaixos são os mais procurados".

Em relação à aceitação do ritmo na cidade, Neuma afirma que "melhorou bastante, mas não é ainda o que a gente espera. O forró-eletrônico ainda é o mais ouvido".

Diferencial
Fã do rock, mas sem desmerecer outros ritmos, ela fala também que "o rock é um ritmo mais inteligente, precisa saber tocar realmente, não é como em alguns outros ritmos que nem precisa saber cantar", pontua.

Na década de 1950, nos Estados Unidos, a guitarra elétrica, o baixo e a bateria foram sendo incorporados aos estilos musicais que já existiam, dando uma batida mais forte e rápida. As letras simples e o ritmo dançante conquistaram rapidamente as pessoas.

Com o passar dos anos, foram surgindo às bandas que se consagraram no rock n´ roll, como The Beatles, Pink Floyd, The Rolling Stones entre outras. Mesmo não estando mais juntos, as canções dessas bandas marcaram de tal forma que até hoje é possível encontrar fãs assíduos.

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas
(CDL ) de Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512.2266

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis