Juazeiro do Norte (CE): UFCA dá posse a nova reitora

A Professora Suely Salgueiro Chacon tomou posse, ontem, no cargo de Reitora Pró-Tempore da Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição criada com o desmembramento do campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri. O evento foi presidido pelo professor Jesualdo Pereira Farias, Reitor da UFC, no pátio da UFCA em Juazeiro do Norte.

A nomeação de Suely Chacon foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 1º, em portaria do Ministério da Educação, sob o nº 570. Ela foi escolhida a partir de lista tríplice composta também pelos professores Ricardo Ness e Selma Torres.

A Lei nº 12.826, que criou a Universidade Federal do Cariri, data de 5 de junho passado e foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff. A nova instituição de ensino superior do Ceará agregará os campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha - até então pertencentes à UFC - e os novos campi dos municípios de Brejo Santo e Icó, Sul e Centro Sul, a serem construídos.

Experiência
A professora Suely Salgueiro Chacon é graduada em Economia com mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ligada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder). É também Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Avaliadora Institucional do MEC/INEP, Líder do Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS/UFCA) e Pesquisadora da Rede Clima (MCT-INPE-UnB-UFC).

A nova reitora também exerceu o cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (CORECON-CE) em 2006 e 2007, e de Conselheira Federal pelo Ceará no Conselho Federal de Economia em 2007 e 2008. Ela tem experiência nas áreas de Economia, Socioeconomia, Meio Ambiente e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, organização social de pequenas comunidades, recursos hídricos, energia alternativa, gestão ambiental e economia.

O final da solenidade chegou a ser tumultuado, com a saída do prefeito da instituição, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Celestino. Eles foram seguidos pelos estudantes em protestos, até a área de estacionamento criando momentos de tensão.

Mais informações
Campus da UFCA
Av. Tenente Raimundo Rocha
Centro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3572-7200

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste


AddThis