Juazeiro do Norte (CE): Missa dá início a ciclo de romarias

Tem início hoje a programação festiva e religiosa da Semana do Município. Com a expectativa de receber mais de 30 mil romeiros durante a missa de celebração de 79 anos de morte do Padre Cícero, próximo sábado, este município realiza a missa no largo do Socorro, próximo ao túmulo do sacerdote na capela. A Secretaria de Cultura e Romaria da cidade inicia as preparações para o grande ciclo das romarias, que começa em setembro deste ano, com a festa da padroeira Nossa Senhora das Dores.

Na próxima terça-feira, 22 de julho, a terra que teve como um dos seus grandes fundadores o Padre Cícero, comemora 102 anos de emancipação.

Alvorada
Uma programação para comemorar a data política da cidade terá desde liturgias, exposições, feiras, exibição de filmes, atividades esportivas e autorização para início de obras públicas locais. A abertura da semana do município tem, hoje, alvorada festiva e missa em ação de graças na Igreja dos Franciscanos. O teatro Marquise Branca sediará uma feira de artesanato.

Com a participação de diversas entidades, a reunião de planejamento das romarias, realizada na última semana, teve como principal foco o processo de organização das festas religiosas na cidade, as grandes romarias. A preocupação esteve voltada para questões corriqueiras, como as condições de hospedagem dos romeiros, segurança na cidade, além da limpeza pública e o trânsito. A pretensão da Secretaria de Cultura e Romaria é resgatar o fórum permanente de romarias, que teve um trabalho voltado para a organização dos ranchos e barracas.

Carreata
A festa em louvor à Padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Dores, só começa no início de setembro com uma carreata pelas ruas da cidade, mas o fluxo maior de romeiros se dá no período de 10 a 15 de setembro. Uma nova reunião será promovida no dia 3 para ajustes finais, conforme a Secretaria Municipal.

Segundo a secretária de Turismo e Romaria, Marli Bezerra, o fórum desempenhou um papel importante, principalmente no tocante à questão dos ranchos de romeiros e pousadas. Outra iniciativa garantida é a quarta edição do Prêmio Mãe das Dores, que visa a agraciar os veículos mais bem enfeitados por ocasião da Procissão dos Carros nas categorias ônibus, caminhões e veículos de passeio. Ela prometeu focar atenções nas áreas de segurança, limpeza pública, trânsito e o comércio ambulante, reconhecendo como problemáticas a serem tratadas.

A maior parte das grandes romarias de Juazeiro do Norte acontece no segundo semestre do ano. Além da festa da ´Mãe das Dores´, acontece em seguida a grande romaria de Finados, a maior em termos de público, com cerca de 500 mil pessoas. Em fevereiro, a romaria de Nossa Senhora das Candeias encerra o grande ciclo.

Nordeste
O público total para as Romarias chega a 1 milhão de romeiros de todo o Nordeste, conforme dados da igreja sobre a média de pessoas que frequentam a cidade neste período do ano.

Padre Cícero passou a ser o foco dessa visitação e o responsável pela expansão da religiosidade e do fortalecimento da fé à Nossa Senhora das Dores e à ´Mãe das Candeias´. Tornou-se uma das personalidades mais controversas da história da religiosidade brasileira. O sacerdote Cícero Romão Batista chamou a atenção da Igreja Católica por defender a certeza de um fato extraordinário, em 1889, ao adotar a causa da religiosidade sertaneja, e foi afastado de ordens em 1891, mas não deixou de ser aclamado pelo povo até os dias atuais, como um santo.

Desde menino dedicado aos estudos, Cícero iniciou atividade pastoral em meio a uma população sedenta, faminta e excluída de políticas públicas sociais. A fé era um dos principais meios para a própria sobrevivência material. Neste cenário que o Padim Ciço faz história e, dessa forma, torna-se um símbolo de esperança sertaneja.

Celebração
No dia 20 de cada mês, a data tradicional das missas do Padre Cícero, que faleceu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos, milhares de pessoas, em dias de sol e chuva, comparecem às 6h para a celebração. Segundo o pesquisador e escritor Daniel Walker, em todo dia 20 a grande multidão de devotos vai ao Socorro para assistir à missa do Padre Cícero.

"É uma expressiva demonstração de fé a uma pessoa santa, um padre virtuoso que morreu com a punição de suspensão das ordens declarada pela Igreja, da qual nunca se afastou", diz Daniel.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro
Rua Santo Agostinho
Centro
Telefone (88) 3512.3380

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis