Expocrato deve gerar R$ 100 milhões em negócios

No Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no município do Crato, os animais já estão devidamente instalados em suas baias e currais. Até o próximo domingo (21), mais de sete mil bovinos, ovinos, caprinos e equinos de alta linhagem e alto padrão genético estarão em exposição durante a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de animas e produtos derivados (Expocrato).

Animais que serão negociados entre produtores cearenses e de diversos estados do Brasil contribuindo com o melhoramento genético dos animais da Região. Neste domingo (14), a Expocrato foi aberta oficialmente. A exposição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOA), a Prefeitura Municipal do Crato, e outros parceiros.

“Estamos recebendo cada vez mais produtores e criadores que só engrandecem a nossa Expocrato. O Governo do Estado, através da SDA, não tem medido esforços para viabilizar esta festa para gerar muitos negócios, emprego e renda para o Crato e para a Região do Cariri”, destacou o presidente do Grupo Gestor, Francisco Leitão.

De acordo com o secretário Nelson Martins, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. "Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local", afirmou.

Serão realizados durante os dias de festa três grandes leilões de animais, de várias raças, além das exposições internacional e pan-americana de cães. Haverá ainda concursos leiteiros de bovinos e caprinos, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos. “Com os leilões nós temos a oportunidade de promover o melhoramento genético do nosso rebanho, pois para a Expocrato vêm criadores com animais de alto padrão para serem comercializados”, destacou o secretário.

O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes Mattos, destacou que a Prefeitura vai buscar parcerias com o Governo do Estado para viabilizar melhorias para que a Expocrato cresça ainda mais. “Várias entidades nos procuraram para que viabilizássemos o projeto para a construção de um novo parque, e vamos levar esta demanda para o Governo do Estado”.

O secretário Nelson Martins recebeu oficialmente a solicitação para a construção do novo parque e prometeu levar a demanda ao Governador Cid Gomes. “O governador é a favor da construção de um novo Parque de Exposições, e com o respaldo da população certamente ele vai estudar como viabilizar esta obra”, afirmou.

Outros dois grandes atrativos no parque se tornaram destaque todos os anos, além de uma tradição. São a minicasa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, côco e natural, além do mini engenho de cana-de-açúcar, com a moagem da cana para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção do parque, foram utilizadas na moagem cerca de 120 toneladas de cana. Cerca de 10 toneladas de farinha produzidas pelas associações de agricultores familiares do Cariri são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.

A área de experimento agrícola, em diversas culturas, será contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão várias experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores.

O artesanato também ganha espaço significativo no espaço do Parque Pedro Felício Cavalcante, com a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próximo ao portão de entrada do Parque.

Para o secretário Nelson Martins, a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e capacitação. “Além das exposições e leilões temos diversos cursos de capacitação promovidos pela Ematerce e pela SDA, que reúnem um bom número de agricultores”.

Estiveram presentes à solenidade de abertura o senador Eunício Oliveira, o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, o secretário das Cidades, Camilo Santana, deputados estaduais e federais, prefeitos da Região do Cariri, vereadores e secretários municipais e lideranças políticas e empresariais da Região.

Assessoria de Imprensa da SDA



AddThis